Como retomar a rotina da alimentação e dos treinos após as festas de fim de ano?

Para algumas pessoas, o processo pode ser um pouco complicado, mas, para deixar mais fácil, decidimos trazer três dicas; confira

rotina
Enquanto duram as festas de fim de ano, tudo é uma maravilha. O problema é quando acabam e, assim, queremos voltar à nossa rotina – Canva Equipes/foodphotographer

Enquanto duram as inúmeras opções de comidas das festas de fim de ano, tudo é uma maravilha. O problema é quando as celebrações acabam e, assim, queremos voltar à nossa rotina de comer de forma saudável e praticar exercícios físicos. Para algumas pessoas, o processo pode ser um pouco complicado, mas, para deixar mais fácil, decidimos trazer três dicas. Confira:

Publicidade

Como voltar à rotina?

  • Hidrate-se: Primeiramente, beba muita água. O líquido irá ajudar a eliminar as toxinas do organismo. Caso desejar, vale acrescentar chás para ajudar a desinchar e melhorar a circulação.
  • Alimente-se bem: Comece priorizando ingredientes naturais e leves – por exemplo, frutas, verduras e proteínas magras – e evite jejuns e restrições. Opte também por ingerir alimentos processados e ultraprocessados em menor quantidade, pois eles podem dificultar a digestão.
  • Faça exercícios: Por mais difícil que seja pegar no ritmo novamente, faça atividades físicas leves. Inicialmente, o objetivo é estimular o metabolismo. Então a caminhada é uma boa alternativa para estes momentos.

Acima de tudo, respeite seu corpo. Não se culpe e vá fazendo pequenos ajustes até voltar a fazer o que costumava antes das festas. Durma bem e cuide da sua mente e corpo.

Três benefícios pouco conhecidos do exercício físico

Fazer exercícios pode ser muito desafiador para algumas pessoas. Mas manter a disciplina e encontrar uma modalidade que seja prazerosa de realizar são peças-chaves para se movimentar e conquistar um estilo de vida mais saudável. Por isso, listamos 3 benefícios pouco conhecidos da prática de exercícios físicos.

Uma série de mecanismos estão envolvidos na ação anti-idade proporcionada pelos exercícios físicos. “Os exercícios físicos aumentam o aporte sanguíneo para a pele, melhorando a função das células e, consequentemente, a hidratação. O colágeno e a elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele, também são estimulados pela atividade física”, conta a Dra. Cintia Guedes, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Além disso, ainda de acordo com a médica, praticar atividade física ajuda a combater o processo de envelhecimento do tecido cutâneo, uma vez que os exercícios têm ação anti-inflamatória e diminuem a produção de radicais livres. Clique aqui e leia a matéria por completo.