Publicidade

Como lidar com a pele após a exposição ao sol? Confira dicas de especialistas

Ressecamento, descamação, queimaduras? Veja como lidar com eles depois da exposição solar

Como lidar com a pele após a exposição ao sol? Confira dicas de especialistas – Pexels

O verão é o período do ano em que há maiores indíces de radiação solar. Por isso, os danos causados à pele podem ser mais intensos. “Além dos sintomas imediatos, que incluem eritema, sensibilidade ao toque, bolhas e, nos casos mais graves, descamação, dor de cabeça, febre, calafrios e fadiga, os efeitos da radiação solar na pele são cumulativos. Com o tempo, podemos começar a notar envelhecimento precoce e maior suscetibilidade ao desenvolvimento de câncer de pele”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão.

Publicidade

Como lidar com a pele após a exposição ao sol?

É possível recuperar os danos a curto e longo prazos causados pelo sol à pele através de alguns cuidados simples, que, ao contrário do que muitos pensam, não envolvem, necessariamente, o uso de um hidratante pós-sol.

“Algumas fórmulas de hidratantes pós-sol possuem consistências oleosas que criam uma barreira emoliente no topo da pele, que pode piorar a inflamação e a sensação de queimadura. Além disso, algumas fragrâncias e produtos químicos presentes nesses produtos podem irritar a pele danificada. Então, é preciso ter cautela ao utilizar hidratantes que se intitulam pós-sol”, alerta a Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista.

+++ Receita de pudim prestígio com calda leve de chocolate para os amantes de doces com coco!

Mas, a hidratação é, sim, fundamental. É uma das etapas mais importantes para recuperar os danos causados pelo sol, pois, ao diminuir a perda d’água transepidermal, o hidratante garante um aspecto mais saudável à pele, deixando-a macia e evitando que descasque.

Publicidade

“Procure por produtos formulados com ativos que reestabeleçam as defesas naturais e que possuam ação calmante e um sistema antioxidante avançado. Um dos ingredientes clássicos para recuperação da pele é a Vitamina E, que tem ação antioxidante, imunoprotetora e hidratante, além de possuir efeito calmante e suavizante”, diz a médica.

+++ Papa Francisco faz orações pelas vítimas das chuvas no Brasil

Se a pele não estiver excessivamente sensibilizada devido ao sol, é interessante também realizar uma esfoliação antes da hidratação para recuperar o brilho e o viço perdidos devido à exposição à radiação UV. “A esfoliação é capaz de promover, de maneira controlada, uma renovação da pele, acelerando esse processo natural do organismo”, esclarece o Dr. Abdo.

Publicidade

Mesmo após a exposição solar mais intensa, a fotoproteção segue indispensável para que a pele tenha chance de se recuperar e os danos já estabelecidos não se agravem. Especialistas explicam que o protetor solar preserva as estruturas da pele e protege a curto e a longo prazo.

Além disso, uma alimentação balanceada também é fundamental para que o organismo funcione adequadamente e a pele consiga se recuperar com maior rapidez. Segundo a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, o ideal é apostar principalmente em alimentos que aumentem a proteção solar e o sistema antioxidante natural da pele, como as frutas vermelhas, que possuem antioxidantes e vitamina C, substâncias capazes de combater os danos do sol. 

+++ Do agente causador ao tratamento: médico especialista em estética monta guia completo sobre OLHEIRAS

Publicidade

No entanto, quando as queimaduras são graves, como em casos de insolação, o mais importante é visitar um médico imediatamente.