bem-estar   / Como evitar insônia

Como evitar ter insônia de uma maneira natural? Profissional explica

A insônia é um distúrbio de sono que pode acarretar em muitos problemas de saúde; confira dicas de como evitar

Bons Fluidos Publicado segunda 22 novembro, 2021

A insônia é um distúrbio de sono que pode acarretar em muitos problemas de saúde; confira dicas de como evitar
Como evitar ter insônia de uma maneira natural? Profissional explica - Foto de Acharaporn Kamornboonyarush no Pexels

A insônia é um distúrbio que prejudica o sono. As pessoas podem ter dificuldade para dormir, continuar dormindo ou acordar cedo e, depois, não conseguir pegar no sono mais. Ela pode se manifestar de diferentes formas em cada pessoa: dias estressantes, mudanças de ambiente ou problemas psicológicos mais agudos são as principais causas desse distúrbio. 

Segundo um estudo publicado na revista científica The Lancet Psychiatryhá cinco tipos de insônia: o tipo 1 engloba as pessoas que já têm mais tendência a se sentirem mais ansiosas e estressadas. No tipo 2, são consideradas aquelas que são moderadamente estressadas, mas que respondem bem a acontecimentos positivos. Já o 3 também são moderadamente estressados, mas não respondem fortemente às recompensas de acontecimentos positivos. O 4 envolve os seres humanos que são só um pouco estressados, mas que têm alta sensibilidade a acontecimentos que envolvem tensão e o 5 são os tranquilos que não apresentam tanto estresse à maioria das situações. 

Hábitos que podemos tomar para evitar a insônia

Em seu canal do YouTube, a especialista Aline Xavier deu algumas dicas de como podemos evitar esse distúrbio do sono. As atitudes que tomamos no nosso dia a dia são fundamentais para termos uma melhor noite e uma maior qualidade na hora de dormir. Confira:

1) Não pode ter claridade no ambiente!
Se você possui objetos com tela azul em seu quarto, opte por tampar essa claridade com alguma fita durante à noite. É recomendado, também, não ter televisão no quarto! Assista TV apenas em outros cômodos da casa. Além disso, é indicado não mexer no celular 30 minutos antes do sono!

+++ Em que idade as pessoas costumam ser mais felizes? Estudo aponta! Descubra

2) Estabeleça uma rotina de sono
Deite e levante sempre nos mesmos horários. O indicado é dormir antes das 22h, já que as duas horas que antecedem a meia noite são as que tem mais qualidade de sono! Tente ajustar seu relógio biológico para mais cedo.

3) Não consuma alimentos que contenham muita cafeína
Esses alimentos são estimulantes, ou seja, quando consumimos, há um aumento da nossa energia. Se for consumi-los, faça entre 5 e 6 horas antes de dormir. 

4) Pratique exercícios físicos
O corpo se cansa com os exercícios, então, vai cobrar descanso à noite. Assim, vai te ajudar a relaxar e buscar um maior conforto do sono. Mas essas atividades não podem ser em horários muito próximos da hora de dormir. 

5) Tenha plantas no seu quarto
De preferência, aquelas que deixam o ar oxigenado. Elas vão te ajudar a purificar o ar para que o momento seja de mais qualidade.

+++ 5 plantas que ajudam a purificar o ar e ainda são ótimas opções para decoração

6) Evite alimentos pesados na última refeição
O ideal é que a última grande refeição seja feita 3 horas antes de dormir!

7) Faça rituais de relaxamento
Antes de dormir, tome banhos quentes para que sua cabeça acalme e relaxe. Outra boa técnica é fazer exercícios respiratórios: eles vão te ajudar no processo de desestresse e descanso.

Último acesso: 23 Jan 2022 - 09:53:10 (1046122).