bem-estar   / Alimentação

Como escolher abacaxi maduro no supermercado ou na feira?

Veja dicas básicas para não errar na hora de comprar a fruta no mercado

Bons Fluidos Publicado quarta 20 outubro, 2021

Veja dicas básicas para não errar na hora de comprar a fruta no mercado
Dicas básicas para não errar na hora de comprar abacaxi - Pexels / Carlo Martin

Para muitas pessoas, o momento de escolher as frutas no mercado se torna complicado por não saberem definir quais alimentos estão maduros. O abacaxi, inclusive, é uma das frutas que mais causa dúvida na hora da feira. Você sabe como identificar quando ele está ideal para consumo?

COR

A cor do abacaxi é um dos principais pontos a serem observados. Para um consumo rápido, a fruta deve ter as cores amarelo e dourado. A cor da coroa também é importante: ela precisa ter um verde vivo, sem partes esbranquiçadas.

+++ Além da covid-19: conheça outros 5 problemas de saúde que provocam queda capilar

AROMA

O cheiro também pode ser um aliado na hora de escolher. Aroma doce indica que a fruta está em boas condições, enquanto o abacaxi verde não libera quase nenhum odor.

CASCA

É preciso observar, também, a dureza da casca da fruta. Se estiver muito dura e rígida, significa que a fruta não está madura e é inviável para consumo rápido. 

FOLHAS DA COROA

Verificar as folhas da coroa é uma outra dica importante e é uma das táticas mais usadas para quem vai à feira: ao puxar uma folha, se ela sair facilmente, o abacaxi está maduro e é ideal.

+++ Nutricionista ensina receita de maionese saudável feita com ingrediente inusitado

Caso você compre um abacaxi verde que não está apto para consumo imediato, ele naturalmente vai amadurecer na fruteira de sua casa. Lembre-se que, depois de aberta, é necessário guardar a fruta em um recipiente na geladeira para conservação. 

Último acesso: 02 Dec 2021 - 01:07:32 (1045875).