Cinco dicas para sobreviver ao cansaço de fim de ano
A médica psiquiatra indica focar em si e tirar um tempo de descanso sempre que possível; veja como
A médica psiquiatra indica focar em si e tirar um tempo de descanso sempre que possível; veja como
É difícil de acreditar, porque o tempo passou muito rápido, mas estamos quase em novembro, ou seja, chegando perto do final de 2024. E basta você conversar com alguém que, muito provavelmente, um dos temas abordados vai ser o cansaço de fim de ano. Sendo assim, pegamos algumas dicas com a médica psiquiatra Dra. Jéssica Martani para te ajudar.
Quanto mais perto de dezembro ficamos, mais o nosso corpo tende a relaxar. Com isso, passamos a dormir mais tarde, querer enrolar na cama aos finais de semana e comer mais tarde por causa da correria. Porém, os ritmos circadianos, se alterados, são capazes de desregular diversos hormônios, fazendo com que a imunidade caia e a ansiedade e a depressão aumentem e até mesmo o peso na balança se modifique. “Neste caso, mantenha horários regulares para comer, dormir e acordar. Isso contribui para a organização do relógio interno e promove uma sensação de equilíbrio”, indica.
A especialista também aconselha fazer breves pausas no trabalho. “A cada 60 a 90 minutos de atividade no trabalho, tire pausas curtas, de dois a cinco minutos, aproximadamente. Isso vai te ajudar a renovar a energia e aumentar a produtividade”, explica.
Com a agitação diária, ao final do dia, a tendência é sentir aquele esgotamento, sendo assim, a meditação funcionará como um refúgio para a mente. “Ela permite um breve afastamento da agitação diária e do constante estímulo dopaminérgico dos eletrônicos. Ademais, nos conecta mais com o presente. Estudos indicam que a prática não apenas promove relaxamento, mas pode aprimorar a memória e o sono. Atualmente, há diversos aplicativos disponíveis, alguns gratuitos, que facilitam a incorporação dessa prática na rotina”, exemplifica.
Se possível, faça terapia. Nesta época, tendemos a nos culpar e comparar demais. “A terapia surge como um grande adjuvante no apoio ao estresse e no cansaço emocional, principalmente durante o final do ano. A psicoterapia ajuda a superar a autocrítica excessiva, comparações prejudiciais e lhe auxilia a desenvolver habilidades para dizer não quando necessário”, declara.
Por fim, Martani afirma que, se fizermos apenas nossas obrigações, o corpo não irá suportar a pressão, principalmente nesta época do ano, em que já estamos sobrecarregados. “Quando estamos cansados, pensamos cada vez menos em nós mesmo e no nosso lazer. Por isso, é tão importante incluir atividades na rotina que contribuam para a renovação de energia, como se dedicar a um hobby, ouvir sua playlist favorita, realizar atividades artísticas e até se presentear com uma massagem”, conclui.
Para ver mais quatro dicas da psiquiatra, basta clicar aqui.
Leia também: Quais são os feriados de novembro?