bem-estar   / Chiclete contra o coronavírus

Cientistas criam chiclete que reduz chance de transmissão do coronavírus pela saliva

Segundo os pesquisadores, pacientes que testaram positivo para a covid-19 e fizeram o uso do chiclete tiveram sua carga viral na saliva reduzida em 95%

Bons Fluidos Publicado quinta 25 novembro, 2021

Segundo os pesquisadores, pacientes que testaram positivo para a covid-19 e fizeram o uso do chiclete tiveram sua carga viral na saliva reduzida em 95%
Cientistas criam chiclete que reduz chance de transmissão do coronavírus pela saliva - Freepik / azerbaijan_stockers

Um chiclete que diminui as chances de transmissão do coronavírus pela saliva, consequentemente pela respiração, fala ou tosse, foi criado recentemente por cientistas da Universidade da Pensilvânia, localizada nos Estados Unidos. O jornal científico americano Molecular Therapy foi o responsável por publicar o estudo e compartilhar a novidade com o público.

Como foram feitos os testes com o chiclete? 

Durante a pesquisa, os cientistas deram aos pacientes que estavam com covid-19 a goma de mascar em questão. O produto contém cópias da proteína ACE2, ou enzima conversora da angiotensina 2, que atua como receptora, no caso, do vírus causados da doença, podendo agir como um inibidor do coronavírus.

+++ SP anuncia liberação a partir de dezembro da obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos

Os pesquisadores analisaram a saliva dos cobaias e perceberam que as partículas do coronavírus "grudaram" no chiclete -- o que evitaria a disseminação do vírus por parte daqueles que testaram positivo para a covid-19 -- diminuindo em 95% na carga viral.

"A goma de mascar com proteínas que prendem o vírus oferece uma estratégia geral acessível para proteger os pacientes da maioria das reinfecções orais do vírus por meio da redução de volume ou minimizando a transmissão para outras pessoas. Confirmando a maior suscetibilidade dos pacientes infectados para a entrada viral", disseram os cientistas para a Molecular Therapy.

E você? Experimentaria essa goma de mascar? Apesar da simplicidade do produto, em conjunto com a vacinação, uso de máscaras e higienização, ela poderá ajudar a salvar vidas da doença que ainda ecoa no mundo.

+++ Saiba quais são as mais de 70 cidades que cancelaram o Carnaval 2022 no estado de SP

Último acesso: 02 Dec 2021 - 00:22:00 (1046156).