bem-estar   / Água na Lua

Cientistas chineses confirmam a existência de água na forma líquida na superfície da Lua

Essa descoberta dos cientistas facilita próximas missões, já que, da água, é possível extrair oxigênio

Bons Fluidos Publicado sexta 14 janeiro, 2022

Essa descoberta dos cientistas facilita próximas missões, já que, da água, é possível extrair oxigênio
Cientistas chineses confirmam a existência de água na forma líquida na superfície da Lua - Foto de Tia Amparado no Pexels

Já ouviu falar em água na lua? Pois é! Até agora, vários estudos já indicavam a existência, porém, todos baseados em mediações distantes. No entanto, um grupo de cientistas chineses afirmaram, com ainda mais certeza, a confirmação de água na superfície da lua. Isso porque eles analisaram amostras de rochas e poeira coletadas.

Cientistas chineses confirmam a existência de água na forma líquida na superfície da Lua

A descoberta foi feita pela sonda chinesa Chang'E-5, analisada pelo Instituto de Geologia e Geofísica da Academia Chinesa de Ciências e publicada na revista científica Science Advances. Em dezembro, uma amostra retirada da lua foi enviada à Terra para análise: uma cápsula de 1,7 kg. Essas amostras não eram analisadas, na Terra, desde 1976.

+++ Criança indígena é a primeira a receber vacina da Pfizer contra covid-19 no Brasil

Esse material foi enviado para Pequim e analisado em laboratório. Nos últimos dias, os cientistas detectaram que realmente estavam certos. Acharam água líquida em uma amostra de rocha na proporção de 120 ppm — partes por milhão.

Segundo o estudo, o vento solar contribuiu com a maior parte da umidade na lua, transportando, assim, hidrogênio para o local. A água adicional pode se originar também das rochas de dentro do próprio satélite. Cientistas revelaram que a lua ficou mais seca após um certo período. Isso pode ter ocorrido devido, principalmente, à perda de gases do reservatório.

+++ Organização instala lâmpadas solares de garrafa PET em comunidades sem luz; conheça a ONG

Essa descoberta de água pode facilitar as próximas missões, já que da água é possível extrair oxigênio para a sobrevivência dos seres humanos. 

Último acesso: 23 Jan 2022 - 18:38:42 (1046526).