Ciência revela o melhor horário para tomar café e explica os motivos para não ingerir logo ao acordar

A autora e nutricionista Laura Cipullo falou sobre os efeitos da cafeína quando ingerida assim que acordamos

Bons Fluidos Publicado sexta 24 julho, 2020

 A autora e nutricionista Laura Cipullo falou sobre os efeitos da cafeína quando ingerida assim que acordamos
Nutricionista passou orientações sobre qual o melhor horário para tomar café - Pixabay

O café é uma das bebidas mais amadas e consumidas há séculos pelo mudo todo, especialmente pelos brasileiros, um dos maiores produtores e consumidores dessa preciosidade. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café, somente em 2017, consumimos mais de 1,7 milhão de toneladas de café. 

Grande parte destes consumidores assíduos não têm tomado a bebida apenas pelo prazer do seu sabor, mas também para usufruir dos benefícios da cafeína. 

A cafeína é uma substância presente em abundância no grão do café e seus efeitos no organismo têm relação com o estado de atenção a sensação de alerta do organismo após a ingestão da bebida, por isso, ingerir café logo pela manhã já é uma tradição para muitas pessoas. 

VEJA TAMBÉM: Todo apaixonado por café deve saber estes 7 fatos científicos curiosos sobre a bebida mais amada do mundo

Acordar, tomar uma xícara de café e ir trabalhar são as três principais atividades matinais do brasileiro, no entanto, a ciência mostrou que tomar a bebida logo ao acordar para inibir o sono pela manhã e ficar mais ativo durante o trabalho pode ter um efeito contrário do que se deseja. 

Em entrevista ao site CNBC, a nutricionista e autora do livro A Dieta do Relógio para um Corpo Feminino Saudável (The Women’s Health Body Clock Diet, título original), Laura Cipullo, explicou que o melhor horário para tomar café e usufruir melhor dos benefícios da cafeína é no momento em que os níveis de cortisol estão baixos no organismo. 

Ela explicou que logo quando acordamos, os níveis de cortisol vão lá em cima, por isso, tomar café neste momento pode nos deixar em um estado de alerta excessivo e depois que o efeito diminui os níveis de cortisol também diminuem e tendemos a sentir muito cansaço, por isso, a nutricionista orientou que se uma pessoa acorda entre 6h e 8h da manhã, o melhor horário para tomar café é entre 9h e 11h. 

Tomar café duas horas depois de acordar fará com que seu organismo sinta-se menos cansado e mais disposto durante o trabalho já que a cafeína trabalhará no momento em que o cortisol começa a diminuir. 

Último acesso: 05 Aug 2020 - 14:13:55 (1043133).