bem-estar   / Astronomia

Chuva de meteoros e encontro de estrelas: veja como assistir aos fenômenos astronômicos de outubro

Saiba como acompanhar os eventos naturais que acontecerão no céu neste novo mês

Bons Fluidos Publicado sexta 1 outubro, 2021

Saiba como acompanhar os eventos naturais que acontecerão no céu neste novo mês
Veja quais fenômenos astronômicos estão previstos para o mês de outubro - Unsplash/ Austin Human

O mês de outubro acabou de começar e promete proporcionar alguns eventos astronômicos marcantes como duas chuvas de meteoros e alguns lançamentos de missões espaciais. 

Veja a lista de eventos previstos para este mês:

7 de outubro - Chuva de Meteoros Draconídeos

A chuva de meteoros draconídeos é um fenômeno que acontece quando a órbita da Terra cruza uma região com detritos do Cometa 21P/Giacobini-Zinner e acontece todos os anos no mês de outubro. Desta vez, a visibilidade deste evento no Brasil será bastante difícil, mas há mais chances de vê-lo nas regiões norte e nordeste do país. O evento deve acontecer no início da noite e para observa-lo você deve observar o lado noroeste. 

+++ Meteoro cai em vulcão mais ativo da Indonésia e rende imagens impressionantes

16 de outubro - Conjunção de Vênus e Antares

Neste dia será possível observar a "aproximação" da Lua, Vênus e a estrela Antares. Vale lembrar que estes astros não se encontram no universo, mas aparentam estar próximos um ao outro de acordo com a perspectiva da Terra. A visibilidade será fácil e o fenômeno poderá ser visto no começo da noite, às 20h (horário de Brasília), na direção oeste.

16 de outubro - Missão Lucy

Neste dia, a NASA lançará uma espaçonave para a missão Lucy a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA). A missão tem como objetivo explorar oito rochas espaciais diferentes (uma no cinturão principal entre Marte e Júpiter e sete asteroides troianos) e durará 12 anos. A partir desta exploração, astrônomos poderão ter informações importantes sobre como foi formado o Sistema Solar. 

+++ Nuvem gigante que parece uma onda? Entenda o fenômeno que ocorreu na costa do Chile

21 de outubro - Chuva de Meteoros Orionidas

No mês de outubro, a terra entra nos rastros do Cometa Halley e a chuva de meteoros Orionidas nada mais é do que os fragmentos do famoso cometa. O fenômeno poderá ser visível em todo o Brasil na direção leste, a partir de 22h do dia 21. Se você quiser observá-lo o ideal é que você vá para longe de grandes cidades.

Último acesso: 29 Nov 2021 - 17:42:56 (1045789).