bem-estar   / Reaproveitando

Caroço de jaca possui castanha rica em proteínas e libera aroma semelhante ao chocolate

Chega de descartar as sementes de jaca no lixo; aprenda a usufruir dos benefícios deste alimento

Bons Fluidos Publicado quinta 11 fevereiro, 2021

Chega de descartar as sementes de jaca no lixo; aprenda a usufruir dos benefícios deste alimento
Semente de jaca é um alimento rico em proteínas - Reprodução/ Pixabay/ Instagram @matosdecomer

Existem muitas frutas e legumes que tem suas partes desperdiçadas por falta de conhecimento por parte de quem costuma consumi-las. A jaca, por exemplo, é um superalimento do qual se pode aproveitar quase tudo. 

Sua versatilidade permite fazer receitas doces e salgadas, no entanto, muita gente acaba consumindo apenas a polpa desta fruta e se esquece que o caroço do jaca também é comestível e super benéfico para a saúde. 

+ VEJA TAMBÉM: Ossos, pele e gordura de animais? Saiba do que realmente são feitas as salsichas

A jaqueira, conhecida cientificamente pelo nome Artocarpus heterophyllus, é uma árvore nativa da Índia, mas foi introduzida no Brasil pelos portugueses durante o período colonial. O fruto desta árvore se popularizou pelo país e hoje, quase todo brasileiro já experimentou a fruta. 

Benefícios da semente de jaca

A semente de jaca é um alimento que pode ser consumido depois de torrado, cozido ou assado e curiosamente, ela libera um aroma muito semelhante ao chocolate depois de passar por um destes processos. 

Após ser superaquecida, o caroço se transforma em uma deliciosa castanha rica em proteínas e amido, assim como o o pinhão e a castanha-portuguesa. Seu alto teor de proteínas, cerca de 12%, transformam esta castanha em um alimento nutritivo e excelente para a saúde.

+ VEJA TAMBÉM: Desperdício zero! Não jogue fora os talos de couve; veja 4 maneiras incríveis de reutilizá-los

Também é possível preparar receitas a partir da farinha de semente de jaca. Sua concentração de nutrientes enriquecem receitas como bolos e biscoitos e ainda deixam estas receitas com sabor de chocolate.
 

Último acesso: 16 Apr 2021 - 08:23:34 (1044354).