Carne está cara! Conheça 6 alimentos que podem fornecer proteínas e substituem a carne

Veja quais alimentos também fornecem proteínas e podem substituir a carne em épocas de "vacas magras"

Bons Fluidos Publicado terça 6 abril, 2021

Veja quais alimentos também fornecem proteínas e podem substituir a carne em épocas de
Alimentos que substituem a carne e fornecem proteínas - Pexels

Um estudo coordenado pelo The Good Food Institute (GFI) junto ao Ibope mostrou que cada vez mais os brasileiros estão deixando de consumir carne e optando por opções vegetais. A pesquisa apontou que apenas 52% da população brasileira ainda consomem carne em três refeições em uma semana em um dos países com a maior população bovina no mundo. 

No entanto, a queda na frequência do consumo de carne não se deve exclusivamente ao fato de que mais pessoas estão se tornando vegetarianas. Na verdade, a baixa no consumo deste produto se deve principalmente aos preços elevados, que afastam o consumidor desta proteína e o forçam a optar por alternativas mais em conta como carne de frango ou proteínas vegetais.  

+ VEJA TAMBÉM: O segundo melhor alimento do mundo! Ovo é um dos alimentos mais completos em nutrientes

Carnes são fontes ricas de proteínas, um macronutriente necessário para construir massa muscular e facilitar muitas reações químicas no corpo. No entanto, há outras opções, mais em conta do que a carne que podem fornecer proteínas ao organismo e substituir este alimento; veja:

Feijão preto

O feijão preto é uma fonte de carboidratos rica em fibras e proteínas. 100 gramas de feijão fornecem 21,6 gramas de proteína, tornando-os uma grande parte de qualquer dieta saudável.

Ovos

Um dos melhores produtos de origem animal para obter proteínas, nutrientes e gorduras saudáveis ​​são os ovos.35% das calorias em um ovo inteiro vem de proteínas.

Queijo Cottage

O queijo cottage é um queijo macio e não envelhecido feito da coalhada de leite de vaca pasteurizado. Este é um produto lácteo com abundância de proteína de caseína e é carregado com cálcio, ferro, fósforo, riboflavina e vitamina B12. 

+ VEJA TAMBÉM: Zero açúcar! Nutricionista ensina receita de muffin de cenoura com chocolate para comer sem culpa

Aveia

A aveia tem mais proteína do que qualquer outro grão comum - 17 gramas por 100 gramas. Embora a aveia não contenha todos os nove aminoácidos essenciais, como a maioria das fontes vegetais, ela ainda é considerada uma opção de alta qualidade.

Peito de Peru

O peito de peru tem praticamente a mesma quantidade de proteína (29 gramas de proteína por 100 gramas de peru assado) que o peito de frango, mas com menos calorias e colesterol dietético.

Quinoa

Quinoa é tecnicamente uma semente, não um grão. Embora a maioria dos produtos vegetais contenha apenas alguns dos aminoácidos essenciais, a quinoa é uma das únicas proteínas vegetarianas completas

Último acesso: 24 Jul 2021 - 04:18:22 (1044688).