Publicidade

Brasileiro é o primeiro paciente em Israel a tomar remédio da Pfizer contra a covid-19

O brasileiro israelense foi o primeiro infectado no país oriental a receber a pílula Paxlovid, da farmacêutica Pfizer, contra a covid-19

Brasileiro é o primeiro paciente em Israel a tomar remédio da Pfizer contra a covid-19 – Reprodução / Linkedin / Foto de Pietro Jeng no Pexels

Simcha Neumark, de 33 anos, é o nome do brasileiro israelense consagrado como a primeira pessoa no país do Oriente Médio a receber o remédio da farmacêutica americana Pfizer contra a covid-19, nomeado de Paxlovid.

Publicidade

Vale lembrar que Neumak é um “ponto fora da curva”, pois, em decorrência de uma doença autoimune, mesmo após cinco doses da vacina, seu corpo não desenvolveu anticorpos contra o coronavírus.

Brasileiro fala sobre sua experiência com a pílula da Pfizer

Em entrevista à GloboNews nesta quarta-feira, 5, o paciente com covid contou: “Estamos vendo o número de casos em Israel triplicar. Na sexta-feira eu fui diagnosticado com covid. Eles [governo de Israel] automaticamente me chamaram [para receber o medicamento]. Eles têm todo o meu histórico médico. Quando você é diagnosticado em Israel, o sistema de saúde já sabe que você tem um problema autoimune, e me ofereceram essa pílula”.

+++ Você sabia que existe cirurgia para enxaqueca? Confira como funciona

Em seguida, continuou: “Eu falei que para mim compensava, dado o que eu estava sentido: febre muito alta e uma dor de garganta muito forte. Eu tinha medo de acabar no hospital, como a maior parte dos casos em que a vacina não funcionou”.

Publicidade

Neumark explicou que são tomadas seis pílulas por dia, três de manhã e três de noite, durante cinco dias. “Depois de mais ou menos 15 horas todos os meus sintomas de covid acabaram. O remédio dá uma sensação muito forte de cansaço”, relatou.

O sistema de saúde faz ligações para o paciente duas vezes ao dia, como forma de monitoramento. Em 20 dias, ele fará novos testes para confirmar se ainda está com o coronavírus no corpo, ou não.

O Paxlovid é um antiviral que bloquei uma das enzimas do coronavírus, necessária para que ele se multipliquei no corpo humano.

Publicidade

+++ Ministério da Saúde anuncia investimento em medicamentos para tratar hemofilia