Publicidade

Autocuidado: dermatologista alerta para o ‘over da beleza’ e lista exageros para você não cometer

Sob o lema ‘menos é mais’ a dermatologista listou cinco erros para evitar nos cuidados com a beleza

Profissional alertou para os excessos nos procedimentos de beleza – Pexels

Menos é mais e podemos provar. Assim como em outras áreas da vida, a rotina de beleza, quando feita em excesso, pode trazer problemas para a cútis e as madeixas, provocando um efeito rebote, como explica a dermatologista Thatiana Blumenberg.

Publicidade

“Lavar o rosto em excesso, ou seja, mais de duas vezes ao dia pode alterar a barreira de proteção da pele e gerar tanto o ressecamento, quanto o aumento da oleosidade. Isso acontece como uma reação natural do organismo para compensar o que é entendido como uma agressão”, explica a dermatologista que é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

+ VEJA TAMBÉM: O frio chegou! Dermatologista separa 7 dicas de cuidados com a pele no clima gelado

Para quem não quer sobrecarregar a pele e os cabelos, Thatiana Blumenberg dá dicas a seguir de cinco erros que você não deve cometer. Confira:

Excesso de máscaras capilares

Publicidade

O exagero no uso dessas máscaras pode tornar o seu cabelo pesado e sem brilho. Isso porque são produtos concentrados que atuam profunda e rapidamente no cabelo e, se forem utilizados com muita frequência, podem acabar se acumulando nos fios, tornando-os rígidos, opacos e quebradiços. É indicado usar uma vez na semana em cabelos normais, grossos e secos. Já os mais finos devem utilizar o produto a cada duas semanas.

As principais máscaras têm funções de hidratação, nutrição e reparação. De uma forma geral, as de hidratação devolvem o equilíbrio hídrico e são indicadas para fios com textura áspera, pontas duplas, opacidade, mais volume que o normal e frizz. 

As de nutrição têm a função de repor os lipídios da fibra capilar, ou seja, os  óleos. É importante não ter “medo” desse tipo de tratamento, afinal, as gorduras são essenciais para manter os fios alinhados e encorpados. As principais indicações são para as pessoas com  madeixas desalinhadas, sensação de cabelo leves, porosos, pouco encorpados, sem movimento, opacos e ásperos.

Publicidade

Já as máscaras de reparação têm a função de repor proteína e a principal indicação é para fios quebradiços e sem elasticidade.

Overwashing

Lavar o rosto demais, ou seja, mais de duas vezes ao dia pode alterar a barreira de proteção da pele e gerar tanto o ressecamento, quanto o aumento da oleosidade. Isso acontece como uma reação natural do organismo para compensar o que é entendido por ele como uma agressão. Se essa oleosidade passar do ponto, a pele sai de ressecada para extremamente oleosa.

Publicidade

+ VEJA TAMBÉM: Manganês: mineral ajuda a diminuir processos inflamatórios, acelera o metabolismo, auxilia no controle do açúcar do sangue e muito mais

A lavagem deve ser feita de duas a três vezes ao dia com um sabonete adequado que contenha substâncias como ácido salicílico, ácido glicólico e ácido lático, por exemplo, e regulam a produção de sebo.

Está permitido molhar o rosto para aliviar o calor ou excesso de oleosidade mais vezes ao dia sem comprometer a produção de oleosidade da face.

Publicidade

Esfoliar demais

O excesso de esfoliação desequilibra a integridade da barreira cutânea, podendo provocar mais infecções e coceiras.

Os esfoliantes devem ser aplicados com massagens suaves na pele após a limpeza. É importante que não contenham substâncias abrasivas em excesso, que arranhem a cútis e que estejam em alta concentração, para não provocar microfissuras ou feridas.

Grânulos finos, de origem natural, associados a substâncias calmantes e hidratantes podem ser usados no rosto e corpo, de uma a duas vezes na semana.  Já as cútis oleosas podem ser esfoliadas até três vezes por semana. Logo após o processo, não deixe de utilizar uma loção tônica adstringente com efeito anti-inflamatório e complementar com hidratantes específicos orientados pelo seu dermatologista.

Usar muitos produtos em sequência

O uso não direcionado de produtos para o seu tipo de pele ou que você comprou sem ter ideia se é indicado pode deixar a cútis oleosa, ainda mais brilhante. Além de provocar o efeito oposto que você imaginou, pode provocar alergias e ser um investimento perdido.

A limpeza com sabonetes adequados é a etapa mais básica na rotina de skincare. Um bom filtro solar complementa o pilar fundamental da rotina de cuidados faciais. Hidratantes à base de ácido hialurônico devolvem a água necessária, atuam como anti-idade e complementam essa rotina.

Esfregar muito o couro cabeludo

O exagero na hora de esfregar o couro cabeludo, ao contrario do que muitas pessoas pensam, agride o cabelo e prejudica o brilho e a maciez.

Na hora de lavar, é preciso massageá-lo rapidamente com movimentos circulares feitos com as pontas dos dedos. Estimular demais a área só vai fazer com que as glândulas sebáceas produzam ainda mais óleo.

Intervalos muito longos entre as lavagens e a temperatura da água muito quente são fatores que aumentam muito a produção de óleo. Para cabelos normais e oleosos a lavagem diária é fundamental, já para cabelos muito secos ou finos as lavagens podem ser de uma a duas vezes na semana.

Mesmo usando os produtos indicados para seu tipo de cabelo, é aconselhável, uma vez por semana, aplicar um shampoo antirresíduo para uma limpeza mais profunda dos fios.  Não use em todas as lavagens, pois seu organismo vai entender que está faltando oleosidade e produzir ainda mais, causando o efeito rebote.