bem-estar   / Relaxamento

ASMR: por que essa técnica de sons calmantes viralizou tanto nas redes sociais?

Vídeos calmantes com sons e barulhos que relaxam se tornaram uma febre para usuários que procuram calma até mesmo na internet

Bons Fluidos Publicado quarta 20 outubro, 2021

Vídeos calmantes com sons e barulhos que relaxam se tornaram uma febre para usuários que procuram calma até mesmo na internet
ASMR se tornou uma ótima opção para relaxamento - Pexels / Karolina Grabowska

Nos últimos anos, a busca por conteúdos que acalmam e desestressam levou para o sucesso de vídeos de ASMR. A sigla em inglês para Autonomous Sensory Meridian Response representa uma resposta sensorial autônoma do meridiano, que são barulhos relaxantes que dão ao cérebro uma sensação agradável e estímulos para a redução de estresse. 

+++ Shampoos antiqueda funcionam mesmo ou é só marketing? Especialista explica como estes produtos funcionam

Mas, primeiro de tudo, é necessário ver se você realmente consegue sentir as sensações que o ASMR causa. Apesar de ser uma técnica muito famosa e usada, muitas pessoas não conseguem sentir arrepios e boas sensações. Para descobrir, há vídeos que te ajudam: 

Depois de descobrir se a técnica de fato funciona para você, há diferentes conteúdos para todos os tipos de objetivos. É importante lembrar que o uso de fones de ouvido é essencial para se ter resultados mais concretos.

+++ Melasma: saiba como acontece e se é possível tratar naturalmente

Para quem quer dormir, alguns vídeos específicos são maravilhosos e conseguem nos fazer adormecer em poucos minutos. Normalmente, nesses tipos de material, o autor do vídeo se posiciona próximo à câmera e faz alguns barulhos feitos delicadamente para nos fazer relaxar e dormir.

Outros conteúdos podem ser interessantes para quem sofre com crises de ansiedade, pânico e estresse. Chamadas de ASMRtists, as pessoas que fazem essas técnicas de relaxamento produzem vídeos com afirmações de otimismo e esperança, estimulando nossas capacidades cognitivas, visuais e auditivas em busca da calma.

Outro tópico bem usado pelos criadores de conteúdo é a massagem sensorial na cabeça. Esse tipo de ASMR traz conforto à pessoa e normalmente é o que mais causa arrepios a quem assiste.

Último acesso: 23 Jan 2022 - 18:14:00 (1045882).