bem-estar   / Terapias alternativas

As abelhas têm poder! Saiba o que é a apiterapia e quais os benefícios para o corpo e mente

Saiba o que é a apiterapia e como ela atua no organismo

Bons Fluidos Publicado segunda 15 março, 2021

Saiba o que é a apiterapia e como ela atua no organismo
Conheça a apiterapia e como esta medicina alternativa atua - Pexels

As terapias da medicina tradicional são historicamente utilizadas em todo o mundo para fins de prevenção e tratamento de doenças, no entanto, algumas práticas de medicina alternativa incorporam o uso de substâncias à base de plantas ou animais como os florais, a aromaterapia e a apiterapia. É possível que esta última terapia alternativa soe desconhecida para você, no entanto, pode ser que você faça o uso deste tipo de terapia e nem sabia.

O que é a apiterapia?

Apiterapia é uma palavra que origina do latim no qual "Apis" significa abelha e é a prática do uso de produtos apícolas como mel, pólen, própolis, geleia real e veneno de abelha para prevenção ou tratamento de doenças propostas. Também pode ser descrita como a ciência do uso de produtos das abelhas, para manter a saúde e auxiliar o indivíduo na recuperação da saúde quando a doença ou acidente interfere. 

+ VEJA TAMBÉM: Figo, abacate, caqui, e graviola: Nutróloga comenta sobre os benefícios das frutas do outono

Embora poucas pessoas conheçam esta terapia alternativa,  as raízes da apiterapia remontam a mais de 6.000 anos de medicina no antigo Egito. Os antigos gregos e romanos também usavam produtos apícolas para fins medicinais. Também há evidências de que o mel fazia parte da medicina tradicional chinesa os produtos apiterapêuticos eram frequentemente usados ​​como remédios naturais para a manutenção da saúde. 

Agora que você sabe do que se trata a apiterapia, pode ser que você tenha feito ou ainda faz o uso desta medicina alternativa por toda a sua vida já que o mel e a própolis são produtos apiterapêuticos. Não é à toa que existe a crença popular que diz que tomar uma colher de sopa de mel todos os dias melhora a saúde e previne doenças. Mas a fonte destas constatações não são apenas as vovós, a ciência já estuda as abelhas há anos e notaram benefícios nos produtos de origem apícola. 

+ VEJA TAMBÉM: Suco verde ideal para o desjejum! Nutricionista ensina como prepará-lo; confira

Benefícios

  • Alivia a dor da artrite
  • Melhora a cicatrização de feridas
  • Alivia alergias
  • Trata condições neurológicas
  • Melhora o sistema imunológico
  • Regula a função da tireoide
  • Reduz a gengivite e a placa bacteriana
     

 

Último acesso: 25 Sep 2021 - 12:50:28 (1044550).