Quem costuma trabalhar muitas horas em pé sabe que, ao final do dia, as pernas ficam cansadas e os pés doloridos. Especialmente quem tem as extremidades frias ou problemas circulatórios. E, com a ajuda do livro ‘O Essencial da Aromaterapia‘, escrito pela aromaterapeuta Beatriz Yoshimura, vamos te ensinar um escalda-pés simples e fácil para você fazer depois de uma rotina cansativa. Confira:
Escalda-pés para pernas cansadas e dores
Primeiramente, encha um balde com água quente. Despeje duas colheres (sopa) de sal de cozinha ou de epsom. Misture dez gotinhas de óleos essenciais, que podem variar entre capim-limão, vetiver, alecrim, cipreste, pimenta-negra, lavanda, hortelã-pimenta e manjerona. Mergulhe seus pés, cobrindo até a panturrilha, para garantir uma melhor circulação e auxiliar no retorno venoso. Curta o momento por, aproximadamente, 15 minutos. Vale ressaltar que, exceto os aromas de alecrim, pimenta-negra e hortelā-pimenta, os óleos vão te ajudar a aliviar o estresse.
Escalda-pés para quem tem varizes
Em caso de varizes, não use água muito quente, mas morna. Isso porque o calor dilata os vasos sanguíneos, o que pode piorar o quadro. Os melhores óleos essenciais para se utilizar neste cenário, são o de cipreste, néroli, limão-siciliano, gerânio, immortelle, tea tree, cajeput, niaouli, nardo e patchuli, pois possuem propriedades vasoconstritoras. A especialista ressalta que os escalda-pés podem prevenir varizes que estão no estágio inicial.
Por fim, Yoshimura afirma que os escalda-pés estão liberados para serem feitos diariamente. Ademais, se adicionar ervas medicinais secas ou frescas e argilas, os efeitos poderão ser potencializados.
Xô, rachaduras e ressecamento
Deixar de colocar uma sandália ou chinelo porque está com os pés completamente ressecados e rachados é uma realidade entre diversos homens, mas principalmente mulheres. Os motivos para a desidratação dos pés são muitos. A pressão e o peso do corpo exercidos sobre os pés em atividades cotidianas, não aplicar hidratantes regularmente, andar descalço ou com salto alto por longos períodos e tomar banhos muito quentes são alguns deles.
A Bons Fluidos selecionou algumas técnicas que podem ser facilmente reproduzidas dentro de casa para que você consiga regularmente manter seus pés hidratados sem gastar muito, utilizando produtos naturais e baratinhos. Clique aqui e leia a matéria.