bem-estar   / Sobrevivente

Aos 101 anos, idosa sobreviveu à gripe espanhola, câncer e agora, vence luta contra a Covid-19

Idosa norte-americana sobreviveu à duas pandemias e se curou de um câncer

Bons Fluidos Publicado quarta 29 abril, 2020

Idosa norte-americana sobreviveu à duas pandemias e se curou de um câncer
Angelina Friedman sobreviveu à gripe espanhola, um câncer e a Covid-19 - North Westchester Restorative Therapy

Ouvir histórias de recuperados da Covid-19 gera esperança para acreditar que tudo isso vai passar, especialmente quando o relato impressiona como o de Angelina Friedman.

A norte-americana de 101 anos, nasceu em um navio italiano que transportava emigrantes para os Estados Unidos no período da gripe espanhola, grave pandemia que assolou o mundo entre os anos de 1918 e 1920 e matou mais de 50 milhões. 

De lá para cá, a idosa enfrentou problemas graves de saúde como sangramentos interno, abortos, sepses e um câncer. 

"Ela e meu pai tiveram câncer ao mesmo tempo. Ela sobreviveu, ele não", revelou a filha de Angelina, Joanne Merola à XPIX, afiliada da CNN. 

100 anos depois de vivenciar sua primeira experiência de pandemia, ela enfrentou o problema novamente e desta vez foi diagnosticada com a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e mesmo pertencendo ao grupo de risco, ela conseguiu se recuperar. 

Contrariando as estatísticas, Dona Angelina contraiu a infecção após ir ao hospital para realizar um procedimento e quando voltou do local, foi diagnosticada com o vírus.

Após ficar isolada por dias, a idosa se recuperou e já está ativa, contou Amy Elba, administradora do asilo onde ela vive: "Ela é super ativa, você não conseguiria dizer que ela tem a idade que tem. Ela continua fazendo as atividades de lazer que provavelmente ela faz desde sempre". 

Apesar da boa notícia, não é todo mundo que tem a mesma sorte e saúde como a Dona Angelina. Por isso, é fundamental tomar os cuidados necessários para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. 

Último acesso: 05 Aug 2020 - 13:32:38 (1042635).