bem-estar   / Cozinha fitness

Antioxidante e anti-inflamatório; conheça os benefícios do caroço de abacate e ainda aprenda a consumi-lo

A fisioterapeuta e blogueira fitness Michelle Franzoni foi a responsável por compartilhar as informações sobre o caroço do abacate em seu blog; confira

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado terça 1 setembro, 2020

A fisioterapeuta e blogueira fitness Michelle Franzoni foi a responsável por compartilhar as informações sobre o caroço do abacate em seu blog; confira
Antioxidante e anti-inflamatório; conheça os benefícios do caroço de abacate e ainda aprenda a consumi-lo - Pixabay

O abacate é o fruto comestível do abacateiro, árvore nativa da região do México, cultivada em locais que apresentam clima tropical ou subtropical.

Com seu aspecto esverdeado e macio, apresenta diversos benefícios para o organismo humano, como ação anti-inflamatória, graças à vitamina E. Além disso, é rico em fibras solúveis e ácidos graxos monoinsaturados, que controlam o colesterol, ômega 3, potássio, vitamina A, vitaminas do complexo B, como a B3, vitamina K e antioxidantes.

+ VEJA: A couve-flor é ótima para previnir gripes e resfriados; Conheça 7 benefícios da hortaliça

Mas, para nossa surpresa, não é apenas a polpa que reúne diversos proveitos. A fisioterapeuta e blogueira fitness Michelle Franzoni, do Blog da Mimis, compartilhou recentemente com seus leitores que caroço do abacate é, na verdade, tão saudável quanto o fruto.

De acordo com a profissional, esta parte do abacate apresenta uma série de fitoquímicos, como fitoesteróis, triterpernos, proantocianidinas, catequinas, além de polifenóis, forte poder antioxidante e ainda ação anti-inflamatória, características essas que também ajudam na redução do colesterol, estabilização da pressão arterial, hiperpigmentação da pele, fortalecimento do sistema imunológico, etc.

COMO CONSUMIR O CAROÇO DO ABACATE?

Existem dois jeitos de consumi-lo. O primeiro deles é como chá. Para isso, lave bem o caroço, retire a película mais escura e corte-o em quatro partes. Feito isso, ferva por 15 minutos em 1 litro de água. Lembrando que esta infusão pode ser consumida quente ou fria.

A segunda maneira de consumir o caroço do abacate é em pó. Novamente, lave bem o caroço, retire a película mais escura e seque bem. Feito isso, rale e deixe desidratar no sol. Em seguida, bata esses farelos num processador. Você pode utilizar este ingrediente em sucos, com outras frutas e em preparos em geral. Para conservar, basta guardá-lo na geladeira.

+ VEJA: Rico em cálcio e vitamina C, suco de brassica é essencial depois dos 40; médico chinês explica o porquê

DICA EXTRA: COMO PLANTAR O CAROÇO DO ABACATE?

Se não pretende consumir o caroço, uma boa dica é plantá-lo. Para isso, espete 3 ou 4 palitos no caroço, encha um copo com água, o suficiente para cobrir metade do seu caroço, que deverá estar posicionado na boca do copo. Deixe o recipiente em um ambiente com luz, próximo de uma janela. Troque a água com frequência. De 2 a 4 semanas, sua planta começará a germinar.

Último acesso: 16 Apr 2021 - 08:34:20 (1043354).