bem-estar   / Poder das ervas

Alívio da dor de cabeça e diminuição dos gases; saiba quais os efeitos benéficos do chá de erva-cidreira para o corpo

Para preparar este chá, você irá precisar somente de três colheres de sopa de erva-cidreira e uma xícara de água fervente

Bons Fluidos Publicado quinta 8 abril, 2021

Para preparar este chá, você irá precisar somente de três colheres de sopa de erva-cidreira e uma xícara de água fervente
Alívio da dor de cabeça e diminuição dos gases; saiba quais os efeitos benéficos do chá de erva-cidreira para o corpo - Freepik / 8photo

Originária da Europa Meridional, a erva-cidreira, também chamada por alguns de melissa, é uma planta medicinal da família do hortelã e do boldo, muito utilizada no preparo de chás.

E você? Gosta de chá de erva-cidreira? Se sim, sabe de seus inúmeros benefícios? Adiantamos que vale a pena conhecer e desfrutar de todos os 'poderes' naturais desta bebida. 

+ VEJA: Suco detox da instrutora fitness Carol Borba para acelerar seu metabolismo; veja como preparar

+ VEJA: Antifúngico e antisséptico; veja como preparar sabonete de capim-limão em casa com folhas in natura

Rico em um óleo essencial com ação antiespasmódica e carminativa, o chá de erva-cidreira é uma boa indicação para pessoas que sofrem constantemente com cólicas intestinas, combatendo a produção excessiva de gases.

Além de ser um analgésico natural, assim como o chá de camomila, o chá de melissa também auxilia no combate contra o estresse e a ansiedade, melhorando, inclusive, a qualidade do sono. Isso ocorre devido a um ácido chamado rosmarínico que aumenta a atividade de neurotransmissores no cérebro, contribuindo para promover esta sensação de relaxamento.

Outros benefícios do chá de erva-cidreira:

  • Alivia os sintomas da TPM
  • Melhora o sistema cardiovascular
  • Ajuda a combater a herpes labial
  • Elimina fungos e bactérias
  • Auxilia no tratamento do Alzheimer
  • Tem ação antioxidante

Vale lembrar que o chá de erva-cidreira não é indicado para pessoas que tenham hipotensão e hipotireoidismo, além de gestantes e lactantes, ou ainda indivíduos que façam o uso de remédios calmantes e sedativos.

Modo de preparo:

Adicione em uma panela uma xícara de chá de água potável, ligue o fogo e deixe ferver. Feito isso, desligue o fogo e adicione nesta panela o equivalente a três colheres de sopa de erva-cidreira. Tampe e deixe a mistura em infusão por 10 minutos.

Por fim, coe seu chá, despeje o líquido em uma xícara ou caneca e beba.


 

Último acesso: 16 Apr 2021 - 09:01:48 (1044712).