Publicidade

Alimentação saudável contribui para humor estável e ajuda a controlar ansiedade

Você sabia que a nossa rotina alimentar tem influência no nosso humor diário? Ter uma alimentação saudável é fundamental!

Alimentação saudável contribui para humor estável e ajuda a controlar ansiedade – Foto de August de Richelieu no Pexels

A alimentação é invariavelmente relacionada com nosso bom-humor: basta mudar nosso hábito que rapidamente iremos perceber. Uma alimentação saudável centrada em alimentos nutritivos é fundamental para controlar sintomas de ansiedade. Você sabia? Confira o que profissionais de saúde têm a dizer sobre o assunto:

Publicidade

Alimentação saudável contribui para humor estável e ajuda a controlar ansiedade

“Nosso cérebro se alimenta de glicose, porém nossos neurônios ‘conversam’ entre si através dos neurotransmissores! Diversos alimentos possuem a capacidade de modular, aumentando ou diminuindo certos neurotransmissores, como a serotonina, levando a sintomas diversos para o paciente”, explica o Dr. Gabriel Novaes de Rezende Batistella, médico neurologista.

Mas, também, o nosso humor pode influenciar na escolha dos alimentos que comemos. “Os nutrientes encontrados em alimentos saudáveis trabalham para fazer com que o cérebro produza serotonina, popularmente conhecido como hormônio do bem-estar. Os alimentos com altos índices de açúcares, por sua vez, aumentam a energia e promovem uma melhora a curto prazo, mas os efeitos positivos são passageiros”, afirma a nutróloga Dra. Marcella Garcez.

+++ Qual a pedra ideal para você? Confira 5 cristais de proteção e suas utilidades

A relação entre o humor e os alimentos consumidos tem sido frequentemente estudada, e alguns estudos mostram que as pessoas com um estado de espírito negativo têm maiores probabilidades de escolher alimentos açucarados, gordurosos ou excessivamente salgados, do que alimentos nutritivos.

Publicidade

“Devemos também prestar atenção na conexão recém-reconhecida entre o intestino e nosso cérebro. Nosso intestino é sensível aos aspectos emocionais, não dá para negar. Então, se nosso intestino não vai bem, devemos estar também com algum contexto emocional negativo em atividade”, explica o Dr. Gabriel.

No entanto, existem sim alimentos saudáveis que fazem bem ao humor e ao cérebro. O neurologista completou que os alimentos ligados ao aumento dos neurotransmissores de bem-estar — serotonina e dopamina — geralmente possuem triptofano, vitamina B e selênio.

+++ Gastroplastia endoscópica x Bariátrica: conheça a diferença entre os procedimentos

Publicidade

“A banana é rica em carboidratos que estimulam a serotonina, além da vitamina b6, que promove energia; o brócolis é rico em ácido fólico, que ajuda a liberar serotonina e renova as células; o espinafre e as folhas escuras, por serem ricas em magnésio, aumentam a produção de energia e possuem potássio e vitaminas A, C e do complexo B, que mantêm o sistema nervoso em tranquilidade; sementes de girassol e abóbora também são ótimas opções, já que ajudam a regular o sono que, por consequência, melhora o humor”, recomenda a dra. Marcella.

O neurologista afirma que, preferivelmente, devemos evitar, se não absolutamente, mas sempre que possível, o fast food e refrigerantes de forma geral (mesmo refrigerantes ditos dietéticos ou zero açúcar).

Publicidade