Manter uma alimentação saudável é importante para pessoas de todas as idades, mas, principalmente idosos, que possuem a imunidade mais baixa e possíveis outros problemas de saúde, escolher uma rotina alimentar adequada é fundamental para se ter bem-estar e qualidade de vida.
Mas, será que existem as dietas ideais para as pessoas da terceira idade? Um estudo feito pela Faculdade de Farmácia e Ciências dos Alimentos da Universidade de Barcelona tentou chegar a essas respostas.
Alimentação na terceira idade: quais são as dietas mais indicadas?
Em um comunicado divulgado, Cristina Andrés-Lacueva, percursora da pesquisa e professora de Farmácia, explicou ser necessário se atentar às substâncias que são potencialmente tóxicas para o sangue, já que podem ser responsáveis por desenvolver doenças crônicas — principalmente diabetes e doenças cardiovasculares.
No estudo, a professora e os demais pesquisadores analisaram os alimentos da seguinte maneira: selecionaram 51 idosos que, durante 8 semanas, se submeteram a uma dieta rica em polifenóis (encontrados em frutas e plantas). Após esse período, descobriram que até 3 porções diárias desse tipo de alimento fortalecem o intestino das pessoas com mais de 60 anos.
“Uma maior ingestão de frutas, verduras e outros alimentos descritos nesse trabalho fornece fibras e polifenóis que ajudam a contrabalançar os danos à permeabilidade intestinal, que são decorrentes do envelhecimento”, explica a professora Cristina.
Ela esclareceu que esses resultados podem servir para a construção de dietas mais voltadas à cada fase da vida. Portanto, chegaram à conclusão que uma dieta rica e polifenóis é fundamental para o fortalecimento da saúde de idosos.
+++ Touca de cetim: especialista explica para que serve o acessório tão visto no BBB22