bem-estar   / Simbologia das flores

A simbologia das flores: seus significados vão além da beleza em si

Cada flor, com suas individualidades, possui uma simbologia que pode estar ligada ao amor, prosperidade e até mesmo energias positivas

Bons Fluidos Publicado sexta 19 novembro, 2021

Cada flor, com suas individualidades, possui uma simbologia que pode estar ligada ao amor, prosperidade e até mesmo energias positivas
A simbologia das flores: seus significados vão além da beleza em si - Freepik / @wirestock

Você sabe quais são as simbologias das flores? É muito comum presentearmos as pessoas com rosas, girassóis ou orquídeas, por exemplo, mas seus significados vão muito além da beleza em si! Cada uma possui um sentido e pode se relacionar ao amor, à prosperidade e até mesmo na atração de vibrações boas. Confira!

A simbologia das flores

Rosa: talvez uma das flores mais famosas e comuns de serem presenteadas, a rosa representa o amor. Cada cor pode ter um significado, mas, a vermelha, por ser a mais conhecida e intensa, pode retratar a paixão e romantismo. 

Girassol: a beleza dessa flor fala por si só! Suas cores amarelas vivas significam felicidade, entusiasmo e vitalidade. Essa flor, como lembra o sol, transmite boas vibrações da luz solar e sugere conforto. O girassol é uma ótima opção para presentear alguém que vai iniciar um novo ciclo, já que ele indica boas sortes e conta com a ajuda do Sol para transmitir sucesso.

Margarida: além de dar um toque especial na decoração, a margarida é uma flor que representa juventude, pureza e paz: suas pétalas brancas indicam sensibilidade, afeto e são muito usadas em arranjos de flores devido à sua delicadeza. Além disso, ela é muito famosa pela brincadeira "bem-me-quer, mal-me-quer". 

+++ 4 chás que acalmam a mente e ajudam a diminuir os sintomas de ansiedade

Orquídea: as orquídeas são famosas pela sua beleza única, exótica e seus significados podem variar de acordo com as cores. A lilás e a rosa representam sedução; a branca, sentimentos sinceros e paz. Já a amarela se diferencia esteticamente das demais, tem uma cor muito forte e transmite alegria.

Lírio: tipicamente tropical, o lírio tem um significado espiritual ligado à limpeza dos ambientes. Pela sua cor e seu formato, é considerado um símbolo de paz e também é purificadora, já que elimina as toxinas do ar. Segundo o Feng Shui, o lírio consegue absorver para si as energias das pessoas e dos ambientes, convertendo energias negativas em positivas. 

+++ Eclipse lunar mais longo dos últimos 580 anos acontecerá nesta sexta, 19 de novembro

Azaleia: tem muitas cores variadas, é delicada e possui um aroma muito bom. Por essas características, no geral, a azaleia pode representar romance, romantismo e amor. 

Anêmona: essas flores não tão comuns representam delicadeza, mas também pode significar persistência e perseverança. É muito comum de ser presentada a pessoas debilitadas e enfermas.

Último acesso: 29 Nov 2021 - 03:06:53 (1046101).