bem-estar   / Chás que acalmam

4 chás que acalmam a mente e ajudam a diminuir os sintomas de ansiedade

Confira algumas opções de chás que podem te ajudar em dias estressantes

Bons Fluidos Publicado quinta 18 novembro, 2021

Confira algumas opções de chás que podem te ajudar em dias estressantes
4 chás que acalmam a mente e ajudam a diminuir os sintomas de ansiedade - Freepik / @jcomp

Você tem o costume de consumir chás relaxantes para acalmar? 

Usados há muitos anos, os chás são uma ótima opção de remédios naturais para estimular uma boa saúde do corpo e da mente. Incluir essas bebidas nos hábitos alimentares diários é uma maneira de terapia natural que beneficia diversas partes do corpo, como a circulação, digestão e principalmente questões relacionadas à saúde mental. Diversos estudos científicos provaram os benefícios dessas bebidas para a saúde, se ingeridas em quantidades adequadas.

Confira abaixo alguns tipos de chás que acalmam e ajudam a controlar a ansiedade naqueles dias em que o estresse tenta falar mais alto!

+++ Eclipse lunar de 19/11 sugere desapego e prática do perdão, indica astrólogo

4 chás que acalmam que podem te ajudar

Erva cidreira
Tem um aroma e sabor muito agradáveis que promovem uma ação calmante. Por possuir ácido rosmarínico em sua composição, o chá de erva cidreira atua ajudando no relaxamento do corpo, no bem-estar e tranquilidade. Além disso, ajuda em sintomas de ansiedade, estresse e depressão. Um estudo feito pela revista científica Phytotherapy Research, em 2017, indicou que esse chá ajuda a aumentar o GABA (um neurotransmissor inibidor no sistema nervoso central que causa aos seres humanos sensações de relaxamento, concentração e sono). 

+++ Monja Coen fala sobre a necessidade de 'abrir mão' das coisas: ''Nelas cabem o universo''; entenda

Chá verde
Provavelmente um dos mais usados e famosos, o chá verde faz jus à sua fama. Para quem precisa de foco, optar por ele é excelente para retomar a atenção em momentos que a desconcentração prevalece. Esse chá possui cafeína, então, vai melhorar seu foco, mas é necessário se atentar à quantidade para não causar insônia à noite! 

Camomila
Quem nunca ouviu alguém falando sobre esse chá quando os nervos estão aflorados? A camomila possui um componente chamado apigenina que tem efeito antioxidante. Esse efeito combate radicais livres e, consequentemente, o estresse. Esse chá também se relaciona com a diminuição dos sintomas de ansiedades, além de ajudar na memória e em um melhor sono. Para aqueles dias em que a insônia vem com tudo, optar pelo chá de camomila é uma ótima opção para relaxar e dormir!

Chá de flor de maracujá
O nome já diz tudo, né? Além do suco, muito comum de ser ingerido para acalmar os ânimos, o chá de flor de maracujá pode ser um grande aliado para diminuir os sintomas ansiosos. A passifora, que significa a "flor da paixão" é uma das flores que mais ajudam a acalmar a mente.

Lembre-se! O uso de chás é muito usado e é benéfico à saúde, mas é sempre se atentar às contraindicações. Se você faz o uso de outros remédios, consulte seu médico antes de consumi-los.

Último acesso: 29 Nov 2021 - 02:05:26 (1046100).