Você sente dor de cabeça ao amarrar o cabelo? Entenda quais são os perigos

Fazer penteados muito apertados pode colocar sua saúde capilar em risco, gerando quedas dos fios e até mesmo alopecia; saiba mais

dor-de-cabeça-ao-amarrar-o-cabelo
Entenda os perigos de sentir dor de cabeça ao amarrar o cabelo – Pexels/Pavel Danilyuk

Quem nunca reclamou que a cabeça estava doendo enquanto usava um rabo de cavalo ou tranças muito apertadas? Segundo especialistas entrevistados pelo jornal ‘The New York Times‘, ficar com o cabelo preso e muito apertado pode acabar trazendo alguns riscos e consequências para o couro cabeludo. Entenda:

Publicidade

Dor de cabeça ao amarrar o cabelo

Os incômodos causadas pelo cabelo preso chamam-se dores de cabeça por tração externa. Os especialistas, antigamente, as nomeavam de ‘dores de cabeça de rabo de cavalo’ e essas são sentidas quando os fios são puxados, segundo a neurologista do Hospital Presbiteriano de Nova Iorque, Dra.Susan Broner. Há também as dores de cabeça tensionais, que causam dor, uma pressão bem forte ou uma sensação de faixa apertada ao redor da cabeça.

E há diversos penteados que acabam resultando no desconforto. O rabo de cavalo alto, por exemplo, pode causar dor na região da coroa. Tranças embutidas, por sua vez, tendem a afetar todo o couro cabeludo. E, de acordo com a Dra.Annie Shea, neurologista da Universidade de Michigan, isso acontece porque os penteados ativam as terminações nervosas sensíveis do couro cabeludo. Apesar disso, fazer penteados mais apertados de vez em quando não é arriscado a longo prazo e, na maioria dos casos, dentro de uma hora você poderá estar se sentindo melhor.

Quebra dos fios e alopecia

O problema está quando o uso torna-se frequente, pois pode ocorrer a quebra dos fios. Como? “Os elásticos ficam esfregando contra os fios. Com isso, acabam transformando-se em uma pequena faca”, aponta a professora de dermatologia da Universidade de Chicago, Dra. Victoria Barbosa.

Outro risco é a alopecia por tração, que se dá quando a queda de cabelo torna-se consequência do puxão na raiz. Isso faz com que apareça uma linha de falhas ou diversas áreas carecas. “Além disso, existe a chance de bolhas de acne ou descamação surgirem”, alerta o professor assistente de dermatologia no Hospital Mount Sinai, Dr. Jordan Talia. A condição ainda corre o risco de ficar pior se a pessoa continuar usando esses estilos de cabelo, causando o tecido cicatricial e podendo destruir o folículo piloso e deixar a pele permanentemente calva.

Publicidade

Vale lembrar que todo mundo pode passar por essas consequências. Porém, ela possui mais chances de aparecer em mulheres negras que usam estilos com tensão e no público que faz química para alisar os fios. Barbosa atesta que apesar de não ser um problema normal, tornou-se comum e uma norma.

Cuidados

Para evitar as dores e os riscos, o melhor a fazer é optar por penteados mais soltos. Para isso, você pode contar com a ajuda de presilhas e tiaras macias. Em casos que não for possível, a Dra. Annie Shea aconselha tomar um analgésico antes da beleza ou quando começar a doer. Mas nunca deixe de avisar o profissional que estiver fazendo o penteado para evitar o aperto.

Para prevenir-se da alopecia por tração, vale consultar um dermatologista, que pode prescrever alguns medicamentos. No caso de quem tem perda de cabelo permanente, os especialistas indicam os transplantes de cabelo.

Publicidade

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Bianca Almeida (@drabiancaalmeida)

Publicidade