Recentemente, uma notícia que falava sobre os efeitos da água com gás no nível de glicose tomou as redes sociais. Isso fez com que as pessoas passassem a se perguntar se aquilo era verdade ou mito. Sendo assim, fomos atrás das explicações para vocês. Saiba mais:
Verdade ou mito: Água com gás pode diminuir a glicose?
Um estudo feito por cientistas japoneses, e publicado na revista científica BMJ Nutrition Prevention & Health, mostrou que a água com gás pode ajudar a perder peso, já que diminui os níveis de glicose e estimula o metabolismo. Para explicar melhor, o autor do estudo, Akira Takahashi, afirma que o processo de ingestão e absorção da água com gás é semelhante à hemodiálise.
Isso porque, quando a água com gás entre em contato com o nosso corpo, o dióxido de carbono é transformado em bicarbonato quando o estômago o absorve. Dessa forma, aumenta o metabolismo e ajuda a acelerar a absorção da glicose. Então, sim, a informação é verdadeira, porém, os pesquisadores indicam que as transformações são mínimas e realizar exercícios físicos, combinados com uma alimentação saudável, acaba trazendo mais impacto nesse sentido.
“Dada esta redução mínima da glicose, o impacto do CO2 na água gaseificada não é uma solução única para a perda de peso. Uma dieta equilibrada e a atividade física regular continuam a ser cruciais para uma gestão saudável do peso”, concluiu ressaltando.
Benefícios da água com gás
As diferenças entre a água gaseificada e a mineral vão além do borbulhar no boca. O jornal ‘La Nación‘ contou alguns dos pontos positivos do líquido e nós decidimos apresentar cinco benefícios da água com gás para vocês. Confira:
- Mais saudável que refrigerante: Graças à ausência de adoçantes, açúcares e aromatizantes artificiais, a água com gás é mais saudável que o refrigerante.
- Hidrata da mesma forma que a mineral: Diferente do que muitas pessoas pensam, a água gaseificada hidrata tanto quanto a mineral, já que ambas têm semelhanças entre os componentes.
- Zero calorias: Quando o assunto é caloria, a falta de presença da mesma acaba sendo um dos benefícios da água com gás. Ademais, pode conter cálcio, sódio e magnésio, que são importantes para o nosso organismo.
- Vantagens no sistema digestivo: O gás beneficia o sistema digestivo, aumentando os movimentos peristálticos do abdômen. Isso ajuda na digestão e a diminuir a constipação estomacal. Ou seja, é bastante benéfico para aqueles que têm digestão lenta. Apesar disso, há restrições para pessoas que possuem problemas gástricos, como hérnia de hiato, úlceras ou refluxo gastro-encefálico, pois a bebida pode agravar os sintomas.
- Proteção cardiovascular: Por fim, mas não menos importante, o magnésio influencia o relaxamento dos vasos sanguíneos, estabiliza a pressão arterial e reduz os riscos de doenças cardíacas.