Ícone do site

Daqui alguns anos, medicamento possibilitará substituir os dentes que perdeu

Published 19/12/2024
dente

O medicamento pioneiro para os dentes surge como uma nova alternativa às dentaduras e implantes; descubra como funciona - Pexels/cottonbro studio

Nos dias atuais, se alguém perde um dente, tem que recorrer a procedimentos mais caros, como os tratamentos protéticos. Mas e se te contarmos que este cenário pode estar prestes a mudar? Acontece que dentistas japoneses descobriram uma forma de fazer o membro ressurgir na boca. Saiba como:

Nova alternativa para os dentes perdidos

O medicamento pioneiro surge como uma nova alternativa às dentaduras e implantes e funciona da seguinte forma. De acordo com o chefe de cirurgia oral no Instituto de Pesquisa Médica Kitano Hospital, Katsu Takahashi, nós temos brotos dormentes escondidos sob nossas gengivas, que são os de terceira geração. E, através de um estudo, ele descobriu que é possível fazer com que eles nasçam.

Como funciona?

Na análise com camundongos e furões, eles chegaram à conclusão de que é possível bloquear a proteína USAG-1. Isso faz com que os dentes se regenerem. Assim, desenvolveram um medicamento experimental e testaram-no em voluntários adultos. Esses, por sua vez, tomando o remédio, ativaram o crescimento dos dentes ocultos.

Cuidados com os dentes no verão

Para ajudar a evitar que as doenças dentárias aconteçam, o Dr. Márcio Ramos, dentista e fundador da IRio Odontologia, dá dicas para manter os cuidados com a sua saúde bucal.

Alimentos cítricos: Um suco de laranja natural caiu muito bem durante o verão, mas merece uma atenção maior por conta do seu alto índice de acidez. “A laranja, o limão, frutas cítricas, em geral, possuem uma ação corrosiva potente, e consequentemente, o esmalte natural que há em cada dente pode sofrer danos, provocando a sensibilidade. É indicado o consumo de água após o consumo dessas frutas e sucos, para restabelecer pH bucal, evitando que ocorra um desgaste ainda maior”, alerta.

Álcool: “Não é novidade que o álcool nos desidrata quando há uma grande ingestão dele”. Sua consequência na saúde bucal é: a diminuição de produção de saliva. O Dr Márcio Ramos alerta a importância de se hidratar, bebendo água.

Bochecho: “Não é 100% eficaz, mas, com certeza, já é uma ajuda para quem esqueceu a escova de dente em casa, ainda mais para quem consumiu açaí ou sorvete de chocolate, por exemplo, são geladinhos escuros e que podem até manchar o dente, além de trazer cárie ao paciente. Por conta disso, o bochecho é recomendado”, afirma o doutor. Clique aqui e leia a matéria completa.

Sair da versão mobile