A depressão é uma doença silenciosa. Chega sem dar muitos sinais e, quando se instalada, demora a sair. Requer calma e paciência, principalmente de quem está por perto. A cantora Linn da Quebrada escreveu em suas redes sociais um pouco do que sentiu após ter sido internada em uma clínica de reabilitação para tratar o problema.
“Entre o fundo do poço e a profundidade do poço, é no silêncio do passo que eu ouço o que desapegada, quase a pegada que eu deixei no chão enquanto eu dançava”.
Depressão: Principais sintomas
Não existe um exame capaz de confirmar que alguém está deprimido. Por isso, é preciso identificar comportamentos sutis, que indicam o início de uma depressão. A seguir, veja alguns comportamentos destacados por especialistas que podem indicar o desenvolvimento desse transtorno.
1.Pensamentos excessivos
Inicialmente, pensar demais sobre o significado da vida e engajar-se em longas introspecções pode parecer um traço de uma pessoa filosófica. No entanto, para algumas pessoas, isso pode indicar um estágio inicial de depressão.
2. Compulsão por atividades
O preenchimento constante da mente com atividades e responsabilidades pode ser visto como um sinal de diligência. Porém, para indivíduos depressivos, pode servir como um mecanismo para evitar pensamentos relacionados a uma insatisfação interna.
3.Irritabilidade constante
A falta de paciência pode ser um sinal claro de alterações emocionais. Embora todos percam a paciência eventualmente, uma irritabilidade persistente pode ser uma indicação de uma forma de depressão que se revela através de um descontentamento contínuo, sem a presença típica da tristeza.
4.Padrões irregulares de sono e alimentação
Por fim, irregularidades nos padrões de sono e alimentação são frequentemente associadas à ansiedade. Porém, também podem sinalizar um início de depressão. A busca por conforto através da alimentação ou o escape através do sono irregular são formas de lidar com uma satisfação emocional ausente.