Se uma das frases que você mais ouve no dia a dia for “o tempo está passando rápido demais”, estamos no mesmo raciocínio. Por causa disso, muitas vezes, acabamos sendo engolidos pelos compromissos diários. Assim, o cansaço, uma hora ou outra, acaba chegando.
E você sabia que existem 7 tipos de cansaço? A médica Saundra Dalton-Smith conta mais em seu livro ‘Descanso Sagrado: Recupere Sua Vida, Renove Sua Energia, Reinstaure Sua Sanidade’. Confira:
Físico
Os sintomas do cansaço físico são músculos tensos, sensação de desgaste e fadiga. Como solução, a profissional aconselha deitar-se imóvel por cinco minutos sem pegar no sono. Na hora de dormir, primeiramente, faça alongamentos leves e prefira “a penumbra, roupas confortáveis e nada de celular”.
Mental
Se você já se pegou no meio de uma frase esquecendo o que ia falar, pode ser que esteja com a fadiga mental. A médica cita que também há confusão e agitação mental. Para isso, evite as redes sociais e foque em concentração ou faça uma meditação, se quiser.
Emocional
Sabe quando sente que as pessoas te drenam, tirando a vontade de fazer algo e você sente aquela impotência? É disso que estamos falando. A exaustão emocional pode vir também de pressões psicológicas ou episódios de muito estresse. O conselho é falar ou escrever sobre seus sentimentos.
Social
Depois de um dia de muitas reuniões, bate aquele cansaço. Neste sentido, Dalton-Smith indica mandar uma mensagem para aquela pessoa, com quem você não precisa de máscaras, para passar um tempo de qualidade.
Sensorial
Os barulhos da rotina podem ser muito estressantes. Então, sempre quando puder, escute uma música tranquila ou vá para um parque ou local silencioso e respire fundo. Desse modo, será possível aliviar este tipo de fadiga.
Criativo
Se você precisa da criatividade, pode já ter tido um bloqueio criativo que tenha te irritado. Assim, a especialista diz que a melhor coisa a se fazer nestes momentos é sair da sua realidade e fazer algo que você goste, seja fazendo uma caminhada ou ler um livro.
Espiritual
Por fim, há instantes da vida que pode faltar esperança ou propósito; este é o cansaço espiritual. Portanto, independente de religião, sua crença ou não em algo soberano, nesses episódios, você pode orar, meditar, se reconectar com sua essência de alguma maneira.