Ícone do site

SprayCov: pesquisadores brasileiros desenvolvem spray capaz de eliminar e proteger do coronavírus por 48h

Published 20/11/2020

O cientistas brasileiros patentearam o produto e já receberam propostas de venda - Divulgação/ Unicamp

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, desenvolveram um produto, batizado de SprayCov, capaz de eliminar coronavírus de superfícies e protege-la por até 48 horas. 

Pensando em ideias capazes de amenizar os riscos de contaminação pela Sars-Cov-2, vírus causador da Covid-19, cientistas brasileiros criaram uma substância em formato de spray com sais de cobre e polímeros biodegradáveis em sua composição. 

+ VEJA TAMBÉM: Estudos apontam que a vacina intranasal poderá ser aposta contra o vírus da Covid-19; entenda

Quando em contato com a superfície de máscaras de proteção, este líquido elimina vírus em até 1 minuto e cria uma barreira protetora que atua por dois dias. Os sais de cobre já são substâncias utilizadas na agricultura contra pragas, já os polímeros atuam como uma cola, que atua na fixação do produto na máscara. 

Além de eliminar o novo coronavírus, a pesquisa identificou que este spray também elimina outros tipos de vírus como os da influenza, associado a gripes. 

O SprayCov já foi patenteado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial e já recebeu algumas ofertas para compra, de acordo com os autores da pesquisa. 
 

Sair da versão mobile