Ícone do site

Impressionante! Nasa publica 10 anos de evolução do Sol em vídeo de apenas 2 minutos; assista

Published 06/07/2020

Nasa publica vídeo que mostra 10 anos de evolução do Sol em apenas 2 minutos - Foto: NASA

Para os amantes de astronomia, o Observatório de Dinâmica Solar na Nasa foi o responsável por capturar 425 milhões de imagens do Sol, feitas em alta resolução, durante o período de 10 anos.

As fotos tiradas no decorrer da órbita da Terra ao redor da Estrela, durante o movimento de translação, possuem 0.75 segundos entre cada uma delas, o que nos possibilita contemplar a magnitude do Sol através do tempo.

Com as imagens, que retratam nitidamente fenômenos como erupções solares e momentos de maior ou menor atividade na superfície do astro, especialistas acreditam avançar em estudos não apenas do Sol, mas de todo o nosso sistema solar.

Vale lembrar que, no ano de 2020, o astro iniciou uma nova fase: o Ciclo Solar 25. Estes Ciclos, que marcam uma aparente mudança física do Sol, podem alternar entre os de atividade máxima, com o surgimento de diversas manchas solares escuras, ou seja, grandes erupções, e os períodos de atividade mínima, como agora, em que a superfície solar atinge uma aparência mais ‘homogênea’, digamos.

A agência espacial americana, mais famosa no mundo, reuniu as fotografias em um vídeo curto de apenas 2 minutos. A montagem foi compartilhada no perfil oficial da NASA no Twitter, especificamente no dia 24 de junho. CLIQUE AQUI para assistir. Se preferir, o vídeo também está disponível no YouTube em uma versão mais estendida, com aproximadamente uma hora. Confira:

Sair da versão mobile