Ícone do site

Esquentar alimentos no micro-ondas faz mal à saúde? Você pode se surpreender com a resposta

Published 06/07/2020

Saiba se é mito ou verdade o que dizem sobre o micro-ondas - Freepik

Enganou-se quem acreditou que esquentar comida no micro-ondas é prejudicial à saúde, já que nenhuma base científica comprovou que este equipamento é pior ou melhor do que outras formas de cozinhar alimentos.

Muitos que acreditam que o micro-ondas é um inimigo da saúde, justificam seus argumentos afirmando que os alimentos perdem nutrientes quando são aquecidos no eletrodoméstico, ou então, afirmam que o equipamento emite radiação e por isso pode tornar os alimentos cancerígenos. 

Ocorre que, em qualquer forma de cozimento, seja no fogão, no forno ou no micro-ondas, os alimentos perdem nutrientes por conta do superaquecimento, portanto, essa não é uma exclusividade do micro-ondas, como explica a Universidade de Harvard, em um estudo publicado no site. 

+ VEJA TAMBÉM: Bolo de caneca saudável não leva trigo ou ovos e demora apenas dois minutos no microondas

Já a radiação, ela está presente no processo de aquecimento no micro-ondas, assim como na televisão ou no radar, por exemplo, no entanto, ela não traz qualquer risco à saúde porque as ondas ficam contidas no material metálico dos aparelhos, portanto, grávidas e bebês podem comer alimentos aquecidos no micro-ondas, como afirma a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

É importante ressaltar que, aquecer alimentos no micro-ondas em um recipiente que não é apropriado para este tipo de aparelho pode sim oferecer risco à saúde, como alguns plásticos que emitem substâncias cancerígenas ou então, materiais que podem explodir quando são aquecidos no aparelho. 

Portanto, para que o uso do micro-ondas seja seguro, observe sempre em que tipo de material você está colocando seu alimento para aquecer no micro-ondas e se você está em busca que um método de cozimento que mantém mais os nutrientes dos alimentos opte por cozinhar à vapor. 
 

Sair da versão mobile