Ícone do site

Desde aumento da papada até rugas no pescoço: 4 efeitos do uso excessivo do celular para a pele

Published 25/02/2021

Uso excessivo de celular pode causar problemas de pele - Pexels

É inegável que o celular é uma ferramenta indispensável para dezenas de tarefas no dia a dia. Esta tecnologia deixou de ser útil apenas para realizarmos contato com alguém que está longe, mas é um meio de entretenimento, estudos, comunicação e distração para milhões de pessoas pelo mundo, no entanto, embora ele facilite a vida, o uso excessivo do aparelho celular pode provocar problemas. 

E não estamos falando apenas de problemas relacionados a falta de comunicação entre pais e filhos distraídos com o celular ou então problemas relacionados ao uso das redes sociais. O celular pode ser um inimigo para a nossa pele — isso mesmo! — se não for utilizado de forma moderada, podendo provocar efeitos visíveis especialmente na região do rosto. 

+ VEJA TAMBÉM: 6 motivos para você jamais dormir com o celular por perto

Listamos 4 efeitos negativos do uso excessivo do celular para a nossa pele: 

Manchas na face

É comum que pessoas que utilizam o celular por longos períodos de tempo diariamente sofram com melasmas e machas na região do rosto. A exposição excessiva a luz azul dos aparelhos pode manchar a pele por esse motivo dermatologistas recomendam a aplicação de protetor solar em casa. 

Alergias

Algumas substâncias, como níquel e cromo, que compõem aparelhos celulares podem provocar irritações na pele e dermatites. Alergias aos aparelhos é um problema relativamente comum e atinge uma parte considerável da população segundo a Associação Britânica de Dermatologistas. 

+ VEJA TAMBÉM: Desconecte-se! Confira 5 motivos para deixar o celular de lado pelo menos 2 horas antes de dormir

Aparecimento de acne

É comum que surjam espinhas e cravos na região das bochechas devido o contato do celular com a face durante ligações. Assim como não é recomendável tocar o rosco com as mãos sujas, os aparelhos também podem acumular bactérias que serão transferidas para o rosto durante a utilização. 

Rugas e papada no pescoço

O termo “Tech Neck” descreve pessoas que costumam passar muitas horas olhando para a tela dos aparelhos celulares com a cabeça inclinada. Esta posição pode provocar marcas e aceleram o envelhecimento do pescoço a formação de sulcos na região da papada

Sair da versão mobile