Ícone do site

Cuide do seu sorriso: 5 hábitos que estão estragando os seus dentes e você provavelmente não sabia!

Published 25/10/2021

Cuide do seu sorriso: 5 hábitos que estão estragando os seus dentes e você provavelmente não sabia! - Reprodução / Freepik / katemangostar

Você sabia que em 25 de outubro celebramos o Dia do Cirurgião Dentista? Nossas congratulações para todos os profissionais da área!

Pensando nisso, lhe perguntamos: como anda a sua saúde bucal? Alguns hábitos podem estragar a saúde dos seus dentes e você nem sabe. O cirurgião dentista Reginaldo Júnior, da Raj Odontologia, alerta para cinco hábitos que estão acabando com o seu sorriso. Veja quais são:

1. Estresse

“A correria do dia a dia, a pandemia, a cobrança no trabalho, os relacionamentos e outros fatores podem contribuir para o aumento do estresse. Com essa agitação, você acaba deixando a higiene bucal de lado. Muitas vezes por esquecer de praticar a escovação ou ingerir grande quantidade de doces, devido à ansiedade. Essa falta de tempo só leva o paciente a ter problemas como a cárie e doenças periodontais.”, explica Reginaldo.

+++ Como aliviar as olheiras e bolsas abaixo dos olhos de maneira alternativa? Acupunturista ensina quais pontos do corpo devem ser estimulados

2. Sedentarismo

O profissional também nos mostra que: “exercícios físicos regulares ajudam na imunidade e reduzem as chances de doenças inflamatórias. O que reflete também na saúde bucal”.

3. Jejum intermitente

“A dieta que utiliza o jejum intermitente virou moda entre os famosos, mas deve ser feita com cautela. Quando ficamos muito tempo sem comer forçamos ao nosso organismo a buscar outras fontes de energia e seleciona moléculas de oxaloacetato e ácidos graxos para queimar, resultando nos corpos cetônicos, que causam o mau hálito.”, diz.

+++ Já ouviu falar em Overnight Oats? ‘Aveia adormecida’ de CHOCOLATE é opção prática e saudável para seu café da manhã

4. Não beber água

“A pouca saliva resultante do baixo consumo de água também acentua o mau hálito.”, explica. Você sabia disso?

5. Não escovar a língua

“A escovação da língua e de grande importância, pois restos alimentares ficam presos nas papilas da língua e esse acúmulo chamado de saburra deve ser removido com a escovação da língua. Se preferir, use um raspador lingual, fazendo movimentos leves e suaves de cima para baixo.”, finaliza o profissional.


Dr. Reginaldo Júnior é cirurgião dentista CRO: 45356 RJ, na Clínica RAJ Odontologia. Formado pela Universidade Estácio de Sá, com cursos de atualização em Cirurgia Oral Menor, Implantodontia, Curso de estética Dental em Lentes de Contato e Atualização em Endodontia.

Sair da versão mobile