Ícone do site

Acupressão: conheça a acupuntura sem agulha que você mesmo pode fazer para aliviar dores

Published 06/08/2020

Saiba mais detalhes da técnica milenar de acupressão - Freepik

Enquanto a acupuntura utiliza agulhas em pontos-chave da pele, a acupressão funciona de maneira similar e trabalha apenas com a pressão em locais específicos do corpo para aliviar dores e tensões. 

A terapia já existe há mais de 5 mil anos e oferece inúmeros benefícios, além de se tratar de uma técnica relativamente simples se comparada a outras terapias, já que o próprio paciente pode fazer em casa se souber pressionar corretamente os pontos indicados. 

+ VEJA TAMBÉM: Acupuntura em bebês: o que você precisa saber sobre a aplicação da técnica milenar nos pequenos

Segundo a medicina tradicional chinesa, que originou a técnica, quando pressionamos pontos específicos do corpo, reequilibramos ou desbloqueamos o ‘qi’, uma forma de energia sutil que cruza o corpo humano. 

Já a medicina tradicional do ocidente ainda não sabe ao certo como a acupressão é capaz de aliviar dores, mas acredita-se que a pressão com os dedos pode liberar energias da endorfina, o famoso hormônio do bem-estar, além de liberar analgésicos naturais que aliviam a dor. 

PONTOS DE ACUPRESSÃO

Dor de Cabeça

Pressione o ponto Yintang, mais conhecido como o terceiro olho. Basta pressionar com um dedo o local no meio da testa um pouco acima do nariz para aliviar dores de cabeça causadas por vista cansada ou perto da região dos olhos.

Dor na Coluna
Pressione o ponto Tai Chong. Ele está localizado na parte de cima do pé, dois centímetros abaixo do local entre o dedão e o indicador. Pressione a região e faça movimentos leves a moderados para sentir melhora nas dores nas costas, região lombar, pressão alta e cólicas menstruais. 

Estresse
Para aliviar tensões psicológicas, pressione o ponto Hoku, localizado entre o dedão e o indicador da mão. Além de gerar sensação calmante, a acupressão neste local também ajuda a aliviar dores faciais, dores de cabeça, dores nas mandíbulas (ou nos dentes) e tensão na nuca.

Náusea e Vertigem 
Se você está se sentindo enjoado, pressione o ponto Nei guan. Ele está localizado 3 dedos acima da mão, no centro do pulso. Pressione os tendões localizados nesta região para aliviar náuseas e vertigem. 
 

Sair da versão mobile