Papa Francisco sabia que iria morrer ao dizer adeus a enfermeiro: ‘Gesto de despedida com a mão’
Na hora do ensaio do passeio, que durou menos de meia hora, ele questionou a seu assistente pessoal de saúde: “Você acha que eu consigo?”

Na hora do ensaio do passeio, que durou menos de meia hora, ele questionou a seu assistente pessoal de saúde: “Você acha que eu consigo?”
Desde 2022, o enfermeiro Massimiliano Strappetti acompanhou Papa Francisco e, por isso, foi nomeado seu assistente pessoal de saúde. Sendo assim, segundo o portal Vatican News, ele ficou ao seu lado até o último suspiro, e, inclusive, foi graças ao profissional que o pontífice pôde aparecer na missa de Páscoa.
O site de notícias oficial do Vaticano revelou que, no sábado (19), Papa Francisco estava inseguro quanto à sua participação no evento especial da Igreja Católica. Na hora do ensaio do passeio, que durou menos de meia hora, ele questionou: “Você acha que eu consigo?”. E, então, o enfermeiro o tranquilizou, dizendo que, sim, ele era capaz. Depois da surpresa para os fiéis, o pontífice o agradeceu: “Obrigado por me trazer de volta à praça”.
Ainda ao perfil, uma das pessoas que acompanhou os últimos momentos de vida do Papa Francisco concedeu um relato emocionante. “Ele não sofreu, tudo aconteceu rápido. Teve um jantar tranquilo e os primeiros sinais apareceram às 5h30. Pouco mais de uma hora depois, fazendo um gesto de despedida com a mão para Strappetti, o pontífice entrou em coma”, relatou.
Por fim, o portal concluiu com uma reflexão: “Uma morte que ocorreu no dia seguinte à Páscoa, no dia seguinte a ter abençoado a cidade e o mundo, no dia seguinte a ter novamente, depois de muito tempo, abraçando o povo”.
O Papa Francisco, também conhecido como Jorge Mario Bergoglio, morreu aos 88 anos, nesta segunda-feira (21). “Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai”, anunciou o Vaticano, em um comunicado. No entanto, antes retornar aos céus, o pontífice fez uma breve aparição durante o Domingo de Páscoa, em que abençoou fiéis e deixou uma última mensagem. Clique aqui e leia a matéria completa.