AVC: Saiba mais sobre a causa da morte do Papa Francisco
Médicos que atenderam o Papa afirmaram a jornais italianos que ele pode ter sofrido um AVC em suas últimas horas de vida

Médicos que atenderam o Papa afirmaram a jornais italianos que ele pode ter sofrido um AVC em suas últimas horas de vida
Um AVC (acidente vascular cerebral) teria sido a causa da morte do Papa Francisco. Médicos que atenderam o Papa afirmaram a jornais italianos que ele pode ter sofrido um derrame em suas últimas horas de vida. Inicialmente, não foram divulgados detalhes sobre seu estado de saúde.
O AVC é uma emergência médica que pode ocorrer de duas formas. Conforme explica o neurocirurgião Victor Hugo Espíndola, especialista em doenças cerebrovasculares, existe o AVC isquêmico, causado pela obstrução do fluxo sanguíneo para o cérebro, e o AVC hemorrágico, que ocorre quando há o rompimento de um vaso sanguíneo, provocando sangramento cerebral.
“No caso do tipo hemorrágico, o quadro tende a ser mais grave, pois o sangue extravasado agride o tecido cerebral e pode elevar perigosamente a pressão dentro do crânio, o que exige intervenção imediata”, explica.
Por fim, há outros sinais de alerta que podem passar despercebidos: formigamento em um lado do corpo, perda de força, visão embaçada ou dupla, dificuldade para levantar os braços, sorriso torto, náuseas, vômitos e alterações na fala.