Cinco benefícios de caminhar após as refeições

De melhorar a digestão a regular os níveis de açúcar no sangue, dar uma voltinha no quarteirão após comer pode ser uma estratégia eficaz para promover o bem-estar geral

caminhar
Caminhar depois de uma refeição traz benefícios – depositphotos.com / blasbike

Caminhar é uma atividade física acessível e benéfica para pessoas de todas as idades. Após uma refeição, dar aquela volta no quarteirão pode parecer a última coisa que alguém gostaria de fazer. No entanto, essa prática oferece inúmeros benefícios à saúde. De melhorar a digestão a regular os níveis de açúcar no sangue, este passeio depois de comer pode ser uma estratégia eficaz para promover o bem-estar geral.

Publicidade

Embora a caminhada antes das refeições ajude a queimar gordura e a perder peso,  depois de comer tem seus próprios benefícios. Essa prática pode reduzir a quantidade de açúcar e gorduras que se acumulam na corrente sanguínea, além de fornecer mais energia para o corpo. Vamos saber mais?

Quais são os benefícios de caminhar após comer?

Caminhar é considerado um excelente exercício, e fazê-lo após as refeições pode trazer benefícios significativos para a saúde. A seguir, estão alguns dos principais motivos para adotar essa prática.

1. Melhora a digestão

Indigestão, inchaço e refluxo ácido são desconfortos comuns após as refeições. Uma caminhada rápida pode ajudar a aliviar esses sintomas, pois estimula o estômago e os intestinos, facilitando a movimentação dos alimentos pelo sistema digestivo. Isso pode resultar em uma digestão mais eficiente e menos desconforto após comer.

2. Reduz o risco de doenças cardíacas

Exercícios regulares são conhecidos por melhorar a saúde cardiovascular. Caminhar após as refeições pode ajudar a reduzir a pressão arterial, o colesterol e o risco de problemas cardíacos. Estudos indicam que caminhadas curtas de 10 a 15 minutos após as refeições podem ser mais benéficas do que exercícios longos para diminuir as chances de doenças cardíacas.

3. Promove a perda de peso saudável

Publicidade

Para perder peso, é necessário queimar mais calorias do que se consome. Caminhar após as refeições aumenta o gasto energético do corpo, ajudando na perda de peso. Além disso, essa prática pode ajudar a regular o apetite e reduzir a vontade de consumir lanches pouco saudáveis entre as refeições.

4. Melhora o sono

Caminhar após o jantar pode ajudar a regular os ritmos circadianos, melhorando o ciclo natural de sono-vigília do corpo. Assim, facilita o adormecer e proporciona um sono mais profundo e restaurador. Além disso, a caminhada pode aliviar o desconforto estomacal pós-refeição, permitindo um sono mais confortável e ininterrupto.

Publicidade

5. Humor em alta

Por fim, que tal dar um ‘up’ na produção de endorfinas? Sabemos que isso é possível por meio da prática de exercícios. Até mesmo uma curta caminhada de 10 minutinhos já vale.

Publicidade

Editora-chefe das marcas Bons Fluidos, SportBuzz e Perfil Brasil. Acredita na Lei do Retorno e na (lenta) evolução do ser humano para um mundo melhor.