‘As crianças não testam limites, procuram conexão’, afirma especialista
Em ‘Educar com Mindfulness’, Mikaela Övén propõe caminhos à parentalidade consciente, livre de culpa e sem ansiedade

Em ‘Educar com Mindfulness’, Mikaela Övén propõe caminhos à parentalidade consciente, livre de culpa e sem ansiedade
Dificuldade para dormir, choro ao comer e negociações cansativas sobre o uso de telas. Esses são alguns dos desafios diários dos pais que, na rotina, geram descontrole e estresse. Mas precisa ser sempre assim? Para a cientista comportamental sueca, Mikaela Övén, os filhos não testam limites, mas procuram conexão. Na obra ‘Educar com Mindfulness‘, que chega ao Brasil pela Principis, selo do Grupo Ciranda Cultural, a especialista propõe uma forma de livrar as relações parentais da culpa e ansiedade.
Dividido em sete temas principais – que incluem preparação interior, comunicação eficiente e autoestima como sistema imunológico social –, o livro reúne ferramentas para a construção de uma parentalidade consciente e ampla. Nesse sentido, Mikaela apresenta provocações como: “Quero que o meu filho seja obediente ou saiba colaborar?”, “Prefiro que ele aprenda a mandar ou comunicar?” e “Desejo controlá-lo ou viver com ele?”.
Assim, a autora oferece aos pais e educadores exemplos reais de desafios educativos e soluções por meio de algumas ferramentas. Entre elas, a meditação mindfulness – prática de descompressão que traz benefícios aos adultos e às crianças. A fim de proporcionar a experiência completa, o livro conta com QR codes que levam a meditações guiadas.
“É fácil julgar e fomentar estresse, ansiedade e sentimentos de culpa. Um pai ou uma mãe conscientes não são perfeitos. A parentalidade não é uma competição em que é necessário atingir uma meta. A parentalidade é um processo fluido em que podemos guiar pelas nossas intenções. (…) Ter as intenções bem definidas faz toda a diferença na forma como escolhemos agir no nosso dia a dia”, afirma a autora no livro.
Mãe de três jovens, Mikaela Övén não pretende ensinar a controlar ou gerir o comportamento dos filhos, mas mostrar como entender as atitudes deles para que mudanças necessárias aconteçam. Segundo a cientista comportamental, ao se concentrar nos motivos, é possível perceber, por exemplo, que muitas crianças lutam contra o sono porque esse é o momento de maior conexão com os pais, ou fazem birra no mercado por estarem exaustas no fim do dia.
O prefaciador da obra Marcos Piangers – conceituado produtor de conteúdo sobre parentalidade no Brasil –, pontua que ‘Educar com Mindfulness’ reconhece os pais como seres falíveis e os ajuda a transformar “erros” em oportunidades de conexão. Em meio a um cotidiano tão atribulado, este livro é um convite para exercitar a presença saudável com seus filhos.
Mikaela Övén, ou Mia, é sueca, mãe de três jovens e vive em Portugal desde 2001. Estudou Ciências Comportamentais na Universidade de Lund (Suécia) e licenciou-se em Recursos Humanos, com a especialização em Desenvolvimento de Competências, pela Universidade de Malmö (Suécia). É facilitadora certificada pela Family Lab (Suécia) e instrutora de ‘Mindfulness’. Fundou a Academia de Parentalidade Consciente e é autora de diversas obras.
*Texto feito em parceria com Caroline Arnold, da LC Agência de Comunicação