Dormir com ventilador ligado faz mal? Saiba mais

Dor de cabeça e garganta, nariz entupido e coceira na pele são problemas comuns no dia seguinte

dormir ventilador
Dormir com ventilador ligado faz mal? – depositphotos.com / anirut

Noites de calor insuportável, tempo abafado e seco… Como dormir assim? Quem não tem ar-condicionado, recorre ao ventilador. Porém, na na manhã seguinte, a sensação de mal-estar é geral: nariz entupido, dor de garganta, coceira na pele, etc.

Publicidade

Marcelo Mello, otorrinolaringologista, explica as possíveis causas. O profissional afirma que “o ventilador dissipa partículas com potencial alergênico que pioram a qualidade do ar. Poeira, mofo, pelos, pólen, ácaros, fungos e até fragmentos de insetos servem de gatilho para desencadear sintomas irritativos”.

Uso de ventilador: como amenizar o mal-estar?

Para extrair benefícios sem correr riscos primeiro limpe o ventilador com um pano úmido. No caso, as pás dos dois lados e, em se tratando dos modelos de chão, as grades frontais e a base. Além disso, nesse momento, também vale aspirar o cômodo, conferir o estado de cortinas e tirar o pó das superfícies de móveis. Se possível, para evitar problemas, retire tapetes, bichos de pelúcia e troque a roupa de cama

A EPA (Agência de Proteção Ambiental), dos EUA, alerta contra o uso de ventiladores quando a temperatura ultrapassa 37,2°C. Um estudo publicado no Annals of Internal Medicine alerta neste sentido, afirmando que, nessas condições, ventiladores aumentam o risco de desidratação.

“Somos levados a acreditar que o ar-condicionado é a única maneira de lidarmos com o calor”, diz Ollie Jay, coautor do estudo. No entanto, ar-condicionado também não é o melhor para a saúde, já que resseca as vias respiratórias.

No entanto, para minimizar problemas respiratórios, oculares e cutâneos, é indicado utilizar junto um umidificador ou colocar uma bacia com água no quarto. Por fim, lembre de manter o ambiente sempre limpo e  arejado.

Recomendações

  • Pessoas com problemas respiratórios devem evitar o uso do ventilador. 
  • Idosos e pessoas vulneráveis devem evitar o uso do ventilador em temperaturas extremas. 
  • Em dias quentes, é importante beber bastante água para evitar a desidratação. 
  • Manter o ambiente sempre higienizado e arejado. 
  • Usar um umidificador para ajudar a minimizar os problemas respiratórios. 
  • Fazer consultas periódicas ao otorrino, principalmente se você costuma sofrer com alergias respiratórias. 

Editora-chefe das marcas Bons Fluidos, SportBuzz e Perfil Brasil. Acredita na Lei do Retorno e na (lenta) evolução do ser humano para um mundo melhor.