“No período do carnaval é comum coexistir temperatura quente, alimentação fora de casa e ingestão inadequada de líquidos. A melhor regra para evitar problemas de saúde relacionados a esse coquetel de risco é o bom senso em todos os aspectos”, explica Daniel Magnoni, nutrólogo na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo e presidente do Instituto de Metabolismo e Nutrição (Imen).
Já a nutricionista Mariana Cardoso, professora do curso de Nutrição da Estácio, lembra dos cuidados necessários que devem ser observados ao consumir alimentos vendidos por ambulantes.
“Os foliões devem observar aspectos como cheiro muito forte ou estranho, cor ou textura alteradas, além da presença de moscas ou sujeira no local de venda. Outro ponto importante é verificar se o ambulante mantém os alimentos refrigerados corretamente. Evitar alimentos expostos ao sol por muito tempo ou sem proteção adequada também é fundamental”, alerta Mariana, em entrevista ao site Net Diário.
Guia alimentar para curtir a folia até o fim
Confira algumas dicas para aproveitar o período de festa!
Inclua frutas, legumes e saladas no cardápio: Alimentos de origem vegetal são ricos em vitaminas e minerais. Segundo Daniel Magnoni, eles ajudam na hidratação. “Opte por frutas frescas e saladas bem higienizadas”.
Evite alimentos muito salgados, açucarados ou gordurosos: O excesso de sal pode causar retenção de líquidos, enquanto o açúcar em excesso sobrecarrega o metabolismo. “Gorduras em grande quantidade são difíceis de digerir, podendo causar desconforto gástrico. Priorize refeições leves e balanceadas”, explica Daniel.
O mesmo vale para alimentos embutidos e enlatados: Produtos como salsichas, presuntos e outros embutidos são ricos em conservantes e sódio. Assim, podem causar inchaços e desconfortos. “Prefira alimentos naturais sempre que possível”, diz o especialista.
Cuidado com molhos suscetíveis ao calor: Molhos como maionese, molhos brancos ou à base de creme podem deteriorar rapidamente em altas temperaturas, aumentando o risco de contaminação e infecções alimentares.
Cuidado com alimentos crus – como carnes e peixes: Carnes mal cozidas ou cruas — como sashimis e tartares — se tornam mais perigosas em climas quentes. Dê preferência a carnes magras e bem cozidas para evitar intoxicações.
O mais difícil: evite abusar de bebida alcoólica: Bom, esta questão de excesso de álcool é antiga aqui em Bons Fluidos. Já sabemos os malefícios ao organismo, tudo que causa, certo? No entanto, neste período, não custa repetir: O álcool desidrata o corpo, especialmente em dias quentes. “Se consumir, intercale com água e fique atento aos limites do seu organismo”, conclui o especialista.
Beba bastante água, sucos naturais e chás: Por fim, priorize a ingestão de água filtrada. “Sucos naturais e chás gelados são ótimas opções, mas evite adicionar muito açúcar”, completa.