Conheça cinco técnicas de alongamento matinal para começar o dia com mais energia
Que tal sair da cama com o pé direito e inserir na rotina exercícios simples, como por exemplo, se alongar logo que acorda? Veja estas e outras dicas
![alongamento matinal](https://www.bonsfluidos.com.br/wp-content/uploads/2025/02/alongamento-matinal_1738855767777.jpg)
Que tal sair da cama com o pé direito e inserir na rotina exercícios simples, como por exemplo, se alongar logo que acorda? Veja estas e outras dicas
Alongamento matinal é uma prática que muitos desejam adotar, mas que nem sempre recebe a atenção necessária devido à rotina corrida. Estudos indicam que dedicar alguns minutos à prática pode trazer benefícios significativos para o corpo e a mente. Entre eles, a melhoria da flexibilidade, a disposição para o dia e a redução do risco de lesões musculares são destacados como pontos positivos.
O alongamento matinal trabalha diretamente na melhoria da circulação sanguínea, flexibilidade e postura. Estas são áreas cruciais que, quando negligenciadas, podem resultar em tensões musculares e outros problemas físicos. Praticar alongamentos diariamente pode, portanto, ser uma forma eficiente de prevenir condições como tendinites e dores crônicas.
Jessé Ramos, profissional de Educação Física da TotalPass ressalta a importância da prática regular de exercícios de alongamento. A falta dessa atividade pode levar ao encurtamento muscular, problema geralmente associado ao sedentarismo.
“A falta de alongamento pode contribuir para o encurtamento muscular, prejudicando a harmonia entre músculos e articulações e podendo evoluir para lesões, incômodos e dores”, alerta Ramos.
Além disso, a melhora na flexibilidade proporcionada pelo alongamento regular pode facilitar a execução de outras atividades físicas. Isso também ajuda a manter o corpo em uma condição física saudável e preparada para enfrentar as demandas do cotidiano com menos desgaste físico.
Por fim, além dos benefícios físicos, o alongamento tem um papel importante na saúde mental. Assim, a prática pode auxiliar na liberação de hormônios como a endorfina e a dopamina, que são fundamentais para promover uma sensação de bem-estar. Esses hormônios ajudam a combater sintomas de estresse, ansiedade e depressão, tornando o dia mais leve e agradável.