Cinco óleos essenciais que podem ajudar seu filho a ir bem na escola

Chamamos a aromaterapeuta Daiana Petry para dar algumas dicas de como ultrapassar os desafios usando cinco óleos essenciais

óleos-essenciais
Descubra 5 óleos essenciais que podem ajudar a criança a se adaptar à nova escola, se expressar melhor e melhorar a falta de atenção – Canva Equipes/Rido

Depois que passa o momento “ufa! Acabaram as férias” dos pais, podem vir alguns desafios em relação à escola. Seja a nova experiência em um local totalmente novo, a dificuldade de se expressar ou até mesmo a falta de atenção. Mas, para isso, chamamos a aromaterapeuta Daiana Petry para dar algumas dicas de como ultrapassar esses impasses usando cinco óleos essenciais. Conheça quais são:

Publicidade

Cinco óleos essenciais para ajudar a criança na escola

  • Lemongrass“Ajuda na adaptação de uma nova escola, por exemplo, pois promove acolhimento, sensação de aconchego e pertencimento”.
  • Tangerina“Favorece a comunicação verbal e não verbal, incentivando a interação social. Ele resulta em alegria, entusiasmo e criatividade. É ideal para crianças mais introspectivas ou que estão enfrentando dificuldades para se enturmar”.
  • Cedro Atlas“Trabalha para reduzir a agitação mental e dispersão, pois proporciona uma estado de presença e auxilia na superação de medos. O óleo contribui para com crianças que sentem insegurança ou estresse com mudanças na rotina escolar”.
  • Mandarina Verde: “Aumenta o estímulo ao foco, concentração e memória, permitindo que o pequeno sinta entusiasmo e disposição para os estudos. Ele é bem interessante para pré-vestibular, por exemplo”.
  • Bergamota LFC“Minimiza os sintomas da ansiedade. Dá estabilidade emocional e autoconfiança para enfrentar novos desafios, tais quais a troca de turma, escola ou professores”.

Como utilizar os óleos essenciais?

Para ver os benefícios dos óleos essenciais em ação, basta aplicar uma ou duas gotas em um difusor pessoal. Há a opção também de despejar de três a cinco gotas em um difusor ambiental. “O importante é que o estímulo olfativo seja de, no mínimo, 15 minutos por dia”, conclui.

Como a aromaterapia pode ajudar a criança a dormir?

De acordo com a Dra. Talita Pavarini, que atua com práticas integrativas, ela também ajuda os pequenos na hora de dormir. Abaixo, você entenderá como os óleos essenciais podem contribuir com o sono do seu filho.

A especialista aponta que óleos como os de lavanda, camomila romana e laranja-doce ajudam a criar um ambiente relaxante e propício ao descanso, e ela indica usá-los de três formas. “Coloque uma a duas gotas em um difusor ou misture a mesma quantidade com 20ml de óleo carreador para massagear a criança e ajudá-la a relaxar. Você também pode mesclar na água do banho”, aconselha.

Pavarini afirma que os benefícios são inúmeros, e aproveita para citar alguns deles: “Promove um desenvolvimento neuropsicomotor saudável. Ajuda a criança a associar os aromas ao momento de dormir, facilitando o relaxamento e a indução do sono. E, por fim, no caso da massagem, o vínculo entre pais e filhos é fortalecido”Clique aqui e leia a matéria completa.