Três motivos para você deixar seu feijão de molho por oito horas antes de cozinhar

Primeiramente, deixando o grão de molho, ele fica mais mole, facilitando assim, o cozimento; veja outros benefícios

feijão-de-molho
Você sabia que é necessário deixar o feijão de molho por, pelo menos, oito horas? O ideal é durar entre 12 e 24 horas. Entenda – Freepik/Racool_studio

Você sabia que é necessário deixar o feijão de molho por, pelo menos, oito horas? Mas o ideal é fazer o processo durar entre 12 e 24 horas. Entenda os motivos:

Publicidade

Por que deixar o feijão de molho?

  • Facilita o cozimento: Primeiramente, deixando o feijão de molho, o grão fica mais mole, facilitando assim, o cozimento.
  • A comida fica mais nutritiva: O fitato é o principal antinutriente presente no feijão. Desta forma, o deixando de molho, esses antinutrientes serão neutralizados – o que não é possível de fazer o cozimento. A presença dos antinutrientes atrapalha a absorção de ferro e cálcio. Fazendo o remolho do feijão, sua comida ficará ainda mais nutritiva.
  • Reduz gases: Por fim, o feijão também é um ingrediente que exige um processo de fermentação ao longo da digestão, isso faz com que o corpo forme gases. Já o remolho previne que isso aconteça.

Como fazer?

Adicione dez xícaras de água fria para cada quilo do grão cru. Deixe-o de molho por, no mínimo, oito horas, e, no máximo, 24 horas. Faça duas trocas de água durante este tempo. Depois de encharcado, escorra a água e lave-o em água corrente. Cubra o alimento com água na mesma panela e cozinhe-o por 1,5 a 2 horas, ou até ficar macio.