Papa Francisco pede coragem para melhorar o mundo
Cerimônia marcou o Ano Santo de 2025 da Igreja Católica, que deve atrair mais de 30 milhões de fiéis de todo o mundo para a capital italiana
Cerimônia marcou o Ano Santo de 2025 da Igreja Católica, que deve atrair mais de 30 milhões de fiéis de todo o mundo para a capital italiana
O Papa Francisco deu início ao “Ano Santo” de 2025 da Igreja Católica. Esta é a grande peregrinação para a qual são esperados mais de 30 milhões de fiéis de todo o mundo.
O pontífice abriu a Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, simbolizando o início do Jubileu. Com um público de quase 30 mil pessoas, ele entrou na basílica monumental, seguido de uma longa procissão, enquanto os sinos tocavam.
Inicialmente, o Papa Francisco apresentou uma reflexão sobre o significado do Jubileu 2025. “No Natal do Senhor, luz da luz, esperança inextinguível, nos preparamos para cruzar com fé a Porta Santa. Os passos do nosso caminho, são os passos de toda a Igreja, peregrina no mundo e testemunha de paz”, afirmou.
“Ancorados em Cristo, a rocha da nossa salvação, iluminados por Sua Palavra e revigorados por Sua graça”, prosseguiu. Assim, a mensagem de esperança e transformação do Papa Francisco ressoa fortemente à medida que o Ano Santo se inicia, incentivando uma mudança positiva tanto entre os indivíduos quanto nas nações. Ao enfatizar a importância do apoio aos países em dificuldades, o Papa convoca todos a participarem deste esforço global por justiça e renovação social.
Tonight, the door of hope has opened wide to the world. Tonight, God speaks to each of us and says: there is hope also for you! #Christmas #Jubilee2025 pic.twitter.com/TbFHVU9cbl
— Pope Francis (@Pontifex) December 24, 2024
No evento, houve uma passagem do Evangelho de São João, na qual Jesus afirma: “Eu sou a Porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem” (Jo 10,9).
Por fim, o Papa encaminhou-se até a Porta Santa. Após bater nela, a abriu. Antes de atravessar, deteve-se por um instante em oração. Em seguida, entrou na Basílica de São Pedro, seguido por cardeais, bispos e alguns representantes do povo de Deus.
No entanto, apesar de lidar com um resfriado, o Papa Francisco participou ativamente das celebrações natalinas. Atualmente, com 88 anos, ele manteve sua presença firme durante a Missa na Basílica de São Pedro, mostrando-se apenas ligeiramente rouco.