Bárbara, que depois se tornaria Santa Bárbara, nasceu na cidade de Nicomédia na região da Bitínia, na Turquia, no Século III. Era filha única de Dióscoro, um senhor que pertencia à nobreza.
Para não deixar a bela jovem se envolver com a corrupção local, decidiu fechá-la numa torre. Tutores da confiança de seu pai ficaram responsáveis por sua educação. Com o passar dos anos, foi aprendendo mais sobre a criação e questionando as convenções religiosas. Assim, questionava se existiriam realmente os Deuses ou apenas um Deus. Depois, para decepção do seu pai, se opôs a um costume da sociedade da época: o casamento.
A morte de Santa Bárbara
Quando saiu do confinamento e passou a frequentar as ruas de sua cidade e conviver com os moradores, conheceu mais a fundo a mensagem de Jesus Cristo. Entendeu que o criador de tudo era um único Deus. Por fim, converteu-se ao Cristianismo.
Ao perceber que a filha estava irredutível em sua fé cristã, Dióscoro, denunciou a filha ao prefeito da cidade. Bárbara sofreu intensa tortura em praça pública. O objetivo era fazer com que ela renegasse a fé cristã. No entanto, ela se manteve irredutível e morreu após diversas formas de tortura.
Ao ser degolada, a cabeça de Santa Bárbara rolou pelo chão. neste momento, um raio cruzou o céu e um enorme trovão foi ouvido pelo povo. E, para o assombro de todos, Dióscoro, seu pai que a degolou, foi atingido pelo raio e morreu. Assim, Santa Bárbara passou a ser a ‘protetora contra relâmpagos e tempestades’. Além disso, foi Padroeira dos artilheiros, dos mineradores e das pessoas que trabalham com fogo.
Diversas cidades celebraram o Dia de Santa Bárbara, nesta quarta-feira (4) vestidos de vermelho. Em salvador, na Bahia, a atriz Regina Casé celebrou a data nas ruas.
Oração de Santa Bárbara
“Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre ao meu lado para que possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades e batalhas de minha vida, para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza: este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
* Leia também: O que significa a medalha de Nossa Senhora das Graças?