Premiação elege restaurantes de São Paulo como destaques da gastronomia brasileira

Confira os vencedores do prêmio e veja opções para ir jantar e almoçar na metrópole que nunca dorme

restaurantes-de-São-Paulo
O Robb Report Food Awards elegeu os melhores restaurantes de São Paulo e agora você pode descobrir quais são; confira – Evandro Macedo/ROBB REPORT BRASIL

Ir a São Paulo é sinônimo de ter a opção de viajar para todos os lugares do mundo quando o assunto é gastronomia. As opções são tantas que fica difícil escolher a qual estabelecimento ir. Porém, recentemente, o Robb Report Food Awards elegeu os melhores restaurantes de São Paulo, e nós te apresentamos dez dos vencedores abaixo. Assim, da próxima vez que bater a vontade de provar novos pratos, você pode voltar nesta matéria e fazer sua escolha. Veja abaixo:

Publicidade

Quais são os melhores restaurantes de São Paulo?

Restaurante do ano: Evvai, do chef Luiz Filipe Souza. A cozinha italiana autoral denomina-se como do tipo imigrante, e conta com pratos com atum, rigatoni de pupunha e xinxim de galinha. O restaurante também já ganhou duas estrelas no Guia Michelin.

Chef Revelação: O chef Pedro Franco, do restaurante Leila, já está na gastronomia há algum tempo. O profissional já passou pela cozinha de vários restaurantes de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, mas ganhou o título mesmo pelo trabalho que está fazendo no estabelecimento em parceria com a empresária Tânia Bulhões, apresentando um menu com a proposta franco-mineira.

Melhor Restaurante Francês: Ademais, já que estamos falando de França, o chef Érick Jacquin, com seu restaurante Président, levou o prêmio pelo destaque na categoria. Lá, você pode encontrar pratos como o de arroz negro com mexilhão e lula, rigatone com ragu de cordeiro e chorizo com fonduta de queijo.

Melhor Restaurante Italiano: Já o Pier Paolo Picchi ganhou a categoria do melhor italiano. Se for ao Picchi, se prepare para escolher entre os três menus degustação, que oferecem dos pratos mais tradicionais aos autorais. Tais quais o risoto com lulas e burrata, o nhoque de batata com funghi e queijo de cabra ou o cappelletti de parmesão, presunto crocante e creme de ervilha.

Melhor Pizzaria: E claro que, em uma premiação de São Paulo, não poderia faltar a famosa redonda. O vencedor foi o pizzaiolo Marcelo Fernandes, quem comanda a Foglia Pizzaria. Combinações como figo e gorgonzola; mussarela, mortadela e pesto; e a tradicional calabresa podem ser algumas das suas opções. Mas você também encontra pratos de massa e entradinhas também.

Chef do Ano: O responsável pela cozinha do Tuju, chef Ivan Ralston, foi o premiado da vez. A cozinha sazonal paulistana já ganhou duas estrelas Michelin. E, como o nome mesmo já diz, o menu varia de acordo com a época que estamos vivendo. Por exemplo, agora, eles estão realizando uma refeição em dez tempos abordando a temporada da umidade.

Personalidade do Ano: Gero Fasano foi o escolhido nesta categoria. O empresário brasileiro é do ramo de hotelaria e gastronomia do Grupo Fasano, que possui restaurantes em São Paulo e Rio de Janeiro.

Publicidade

Melhor Cozinha Sustentável: Desta vez, a condecoração foi para Jefferson Rueda, que comanda o bar-restaurante A Casa do Porco. No local, você pode encontrar petiscos e pratos com ou sem porco, apesar do título, já que o foco é a cozinha caipira.

Melhor Projeto Sustentável: A categoria levou o nome da chef Morena Leite, responsável pelo Capim Santo. O foco é a comida tropical brasileira, então, se for ao local, pode esperar por opções mais leves, como o ceviche de tilápia com coco e chips de banana da terra, o braseado de jaca com cuscuz nordestino ou a costela no espeto de cana-de-açúcar com arroz de leite e feijão verde.

Melhor Buffet: Por fim, mas não menos importante, Ana Paula Martins Ferreira ganhou na categoria, representando o Balsâmico.

Publicidade