O que significa chorar vendo filmes? Descubra três motivos

Especialistas explicam o motivo de se emocionar ao assistir a alguma narrativa e nenhum deles tem a ver com fraqueza

chorar-vendo-filmes
Especialistas explicam o motivo de chorar vendo filmes e nenhum deles tem a ver com fraqueza – Canva/Julia Malinowska de baseimage

Você é do tipo de pessoa que chora em qualquer cena mais emocionante? Se sim, e nunca entendeu porque isso acontece, resolvemos te contar o que significa chorar vendo filmes. Entenda:

Publicidade

Liberar emoções: Segundo a psicóloga Mansi Poddar, se emocionar assistindo a filmes ajuda a liberar certas emoções e processar alguns sentimentos. E, diferente do que algumas pessoas pensam, não tem nada a ver com ser ou não fraco emocionalmente.

Em contato consigo: A profissional também explica que o choro vem fácil quando estamos em contato com nosso mundo interior e nossas emoções, e é por isso que conseguimos acessar esses sentimentos tão facilmente.

Identificação: A psicóloga Sherene Aftab afirma que a identificação tem grande responsabilidade na vontade de chorar enquanto acompanha uma história. E não somente com o que é mostrado, mas de que forma a narrativa é colocada, como o contexto socioeconômico, o local e a construção social.

Saiba que efeito o choro causa no corpo humano

O choro é uma das primeiras reações que o seres humanos têm ao nascer. Mas por que nós choramos? Seja de tristeza, de emoção, de raiva ou até mesmo medo, o choro é um reflexo psicogênico que resulta de uma reação do cérebro emocional, ou sistema límbico, que regula as respostas fisiológicas internas e externas relacionadas à emoção.

Mas o choro vai muito além do soltar das lágrimas. De acordo com estudo realizado pelo Centro Médico St. Paul-Ramsey, localizado em Minnesota, nos Estados Unidos, chorar, principalmente em uma situação de estresse, pode, na verdade, ser benéfico.

Isso ocorre, porque quando choramos, liberamos uma série de hormônios ligados ao esgotamento emocional. Além disso, algumas substâncias como a prolactina, andrenocorticotrófico, leucina e encefalina, que pode ser comparado com um ‘analgésico natural’, são liberadas quando as lágrimas caem.

Leia também: O novo filme que vai transformar seu coração em montanha-russa de emoções!

Publicidade