Conheça cinco benefícios a tilápia para a saúde

Da saúde dos ossos até a elasticidade da pele, o peixe é repleto de substâncias positivas para o nosso corpo; confira quais são elas

tilápia
Da saúde dos ossos até a elasticidade da pele, a tilápia é repleta de substâncias positivas para o nosso corpo – Canva Equipes/Joshua Resnick

A produção de tilápia deve responder por 80% da produção nacional de peixes do Brasil, segundo a Peixe BR (Associação Brasileira de Piscicultura). O motivo para isso pode estar tanto na facilidade do preparo do alimento quanto os benefícios, que não são poucos, já que a proteína é de qualidade e possui poucas calorias e gorduras saturadas – vale lembrar que uma ma porção de 100g de tilápia cozida contém cerca de 108 calorias. Confira cinco deles:

Publicidade

Imunidade: Por ter selênio e propriedades antioxidantes, o peixe fortalece o sistema imunológico e protege as células do corpo.

Coração: O ômega-3 contribui para a saúde cardiovascular, reduz inflamação e os níveis de colesterol LDL. Ademais, o potássio regula a pressão arterial.

Cérebro: Os ácidos graxos ajudam na função cognitiva, a saúde cerebral e defende o órgão de doenças neurodegenerativas, como o Parkinson e o Alzheimer.

Ossos: Já que a tilápia também tem fósforo e magnésio, a formação e manutenção óssea também acaba sendo influenciada positivamente. A proteína, por sua vez, ajuda na síntese de colágeno nos ossos e mantém o equilíbrio de cálcio no organismo.

Publicidade

Pele: Por fim, a saúde da pele sai beneficiada graças à proteína e aos ácidos graxos ômega-3, já que esses promovem a elasticidade e previnem o envelhecimento precoce.

Aproveite e veja receitas com o peixe no site da Revista AnaMaria, clicando aqui.

Curativo

Em 2015, pesquisadores de uma universidade cearense descobriram que a pele do peixe tipo Tilápia pode ser utilizada como um curativo biológico. O motivo é que a mesma tem um papel importante na cicatrização de queimaduras e lesões de segundo e terceiro graus.

Publicidade

A pele de tilápia já ajudou muitas vítimas de lesões e queimaduras e a pesquisa encontr-se em um estágio avançado, sendo uma das alternativas mais eficazes no momento, já que o estoque de pele humana é muito baixo. Clique aqui para ler a matéria completa.

Leia também: Cinco alimentos com muito colágeno para você adicionar na sua dieta

Publicidade