Descubra mitos e verdades sobre o colágeno

Além da idade, a proteína passa a reduzir em nosso corpo por causa das alterações hormonais, poluição e tabagismo

mitos-e-verdades-sobre-o-colágeno
Descubra mitos e verdades sobre o colágeno – Canva Equipes/FG de ideadesign

A partir dos 25 anos de idade, passamos a reduzir a produção de colágeno e, consequentemente, a firmeza da pele. Além disso, outros fatores fazem com que a quantidade também diminua. “Além do envelhecimento, fatores como alterações hormonais, poluição, exposição solar e o tabagismo aceleram a degradação do colágeno, resultando em rugas, perda de elasticidade e dores articulares”, especifica a dermatologista Fátima Tubini. Com isso, resolvemos te contar alguns mitos e verdades sobre o colágeno. Confira:

Publicidade

Suplementação de colágeno acaba com as rugas?

Primeiramente, o colágeno não é antienvelhecimento, então isso é um mito. “Embora possa melhorar a elasticidade da pele, ele não é capaz de eliminar rugas ou deter completamente o processo de envelhecimento. Os resultados são benéficos, mas não milagrosos”, explica.

Colágeno é útil somente para a pele?

Mito. Você provavelmente já ouviu falar que o colágeno faz bem para a pele, mas os benefícios vão além disso. “O colágeno também é fundamental para a saúde das articulações, ossos e músculos, não se limitando apenas aos cuidados com a pele”, ressalta.

Alimentação potencializa o colágeno?

Verdade. Apesar de todos os pontos positivos, o colágeno é ainda mais potencializado se combinado com a alimentação. “A vitamina C é indispensável para a produção de colágeno no corpo. Consumir alimentos ricos em vitamina C potencializa os efeitos dos suplementos”, detalha. Clique aqui e confira como conseguir mais colágeno através da alimentação.

Colágeno fortalece as unhas e cabelos?

Por fim, é verdade que quanto mais colágeno consumir, mais suas unhas e cabelos se fortalecerão. “A suplementação de colágeno pode promover unhas mais fortes, cabelos mais saudáveis e também auxiliar a cicatrização da pele”, atesta.

Publicidade

E aí, gostou de saber esses mitos e verdades sobre o colágeno?