Ar seco e sua saúde: O que podemos fazer para melhorar?

Além de adotar estratégias para combater os sintomas deste clima, existem outros cuidados necessários nesta época; confira quais são

ar-seco
Veja técnicas para ficar mais fácil de respirar mesmo com ar seco – Canva Equipes/Maridav

Passei mais uma noite difícil para respirar. A sensação que tenho é que o ar está rasgando minhas narinas. Se a situação de desconforto do ar muito seco é ruim para mim, é ainda maior para quem sofre com doenças respiratórias como asma, rinite, bronquite. Isso sem falar que, a secura diminui a qualidade do sono, o que acaba refletindo no nosso dia a dia.

Publicidade

Ontem, dia 24 de setembro, São Paulo – a minha cidade – registrou o dia mais quente do ano, 35,4°C. Hoje, enquanto escrevo este artigo, acabo de receber um alerta vermelho de calor, dizendo que, agora, à tarde, a cidade quebrará um novo recorde. A coisa está feia!

Então nada mais pertinente do que escrever algo que possa te ajudar, de alguma forma, a enfrentar esse momento de crise que esperamos que tenha fim (afinal, o importante é acreditar).

Falamos que o tempo está seco, mas a grande maioria não entende bem o que está dizendo. A umidade do ar, também chamada de umidade atmosférica, representa a quantidade de vapor de água presente na atmosfera. Este fator influencia a temperatura, a sensação térmica e a precipitação, que é modificada por diversos fatores, como a maritimidade, a continentalidade, as massas de ar, o tipo de vegetação, dentre outros. Ou seja, quanto mais próximos ao mar ou rios, a evaporação da água tende a ser maior. Sendo assim, nesses ambientes, a umidade do ar é mais elevada que em locais afastados das correntes de água.

Mas, qual a relação entre o tempo seco e nossa saúde?

O fato é que quando respiramos, nossas narinas são lubrificadas com o vapor d’água presente no ar. Logo, se a umidade do local for maior, podemos sentir menos incômodo ao respirar. Por outro lado, quando ela está muito alta, a proliferação de fungos também pode ser um problema para a saúde. Conclui-se que a umidade atmosférica interfere na nossa saúde bem como na nossa qualidade de vida.

Umidificadores

A solução mais eficaz e óbvia está nos umidificadores. Como o nome já diz, tem como objetivo aumentar a umidade no ambiente. Por consequência, o aparelho melhora a qualidade do ar, o sono e traz alívio nos problemas respiratórios.

Daí, pensamos que se ele melhora a qualidade do ar, facilita a respiração e ajuda no sono, então posso usar todos os dias, correto? Não. O ideal é usar quando a umidade do ar estiver abaixo de 50% e, para identificar a condição do ar, você pode consultar o aplicativo do celular.

Publicidade

Como disse acima, um ambiente excessivamente úmido é tão ruim quanto um local seco, pois pode favorecer o crescimento de mofo e ácaros desencadeando crises alérgicas.

Também devemos ter cuidado com a limpeza do umidificador. Se você costuma deixar o aparelho guardado no armário, e só usa nos dias realmente secos, deve limpá-lo antes do uso. Se ele estiver sujo, vai umidificar do mesmo jeito, mas vai jogar poeira, mofo e bactéria para o ar, causando alguma crise alérgica ou de asma. Portanto, antes de usar, higienize o aparelho.

Existem algumas formas simples de umidificar o ar:

Publicidade

Ter uma toalha molhada no quarto: Deixar uma toalha molhada nas costas de uma cadeira também é uma ótima forma de aumentar a umidade do ar, podendo também ser colocada na cabeceira ou nos pés da cama. Não esqueça de deixá-la aberta, pois se enrolada, pode ficar com mau cheiro.

Colocar um balde de água no quarto: Colocar um balde ou bacia de água fervente no quarto é uma ótima opção para aumentar a umidade do ar e ajudar a hidratar, umidificar e relaxar as vias respiratórias. Para fazer isso, não precisa ter muita água, basta meio balde ou bacia que deve ser colocado dentro do quarto. Quanto mais perto da cabeceira da cama, melhor.

Plantas dentro de casa: As plantas são ótimas para deixar o ambiente menos seco. Lírio da paz, espada de São Jorge, jibóia, antúrio, palmeira Raphis e samambaia também são excelentes para umidificar o ar.

Publicidade

Tomar banho com a porta aberta: Ao tomar um banho com a porta do banheiro aberta, os vapores da água do chuveiro se espalham pelo ar, umidificando naturalmente o ambiente. A técnica é mais eficiente com a água morna.

Secar as roupas dentro de casa: Secar as roupas dentro de casa, em um varal de chão, por exemplo, também é uma boa forma de aumentar a umidade do ar. Enquanto as roupas secam, liberam o vapor de água no ambiente, deixando o ar mais umidificado.

Cuidados extras: Além de adotar estratégias para combater o ar seco, existem outros cuidados necessários para esta época, como beber mais água, evitar a exposição solar e não fazer exercícios nos horários mais quentes do dia.

Reforce a limpeza: Com o tempo seco e o vento, é esperado que a poeira se acumule com mais frequência na superfície dos móveis. A higienização evita o acúmulo de ácaros e fungos. Não esqueça de lavar a roupa de cama, cortinas, tapetes e almofadas.

Use ventilador de teto: O ventilador de teto no sentido anti-horário (no modo exaustor) melhora a circulação do ar dentro do ambiente. Sendo assim, aproveite para deixar a janela aberta para o ar circular.

Não ligue o ar-condicionado: Quando o ar-condicionado não possui a função de umidificador, o melhor caminho é deixá-lo desligado, pois do contrário ele irá ressecar ainda mais o ar.

E por fim, algumas dicas básicas da hidratação:

-Beba bastante água, no mínimo dois litros por dia, já que ela hidrata todos os órgãos, pele e mucosa;

– Hidrate bem as mucosas com soro fisiológico, pelo menos duas vezes ao dia;

– Lave os olhos com soro fisiológico ou com colírio de lágrima artificial;

– Cuidado com bebidas alcoólicas, pois o álcool desidrata;

– Proteja-se do sol e uso filtro solar.